Terça-feira, 13 de Outubro de 2015

A massagem melhora a circulação?

Leg massage (13-10-15)

Isso é um FACTO.

A má circulação é mais problemática do que ter apenas as mãos e os pés frios. Se sofre de diminuição do fluxo sanguíneo, pode ser confrontado com problemas cardíacos e renais, pressão alta, varizes, e danos nos órgãos, a longo prazo. Felizmente, há uma maneira muito agradável para estimular a circulação. A massagem terapêutica tem sido elogiada por aliviar a dor muscular e aumentar o fluxo sanguíneo, e está a tornar-se cada vez mais popular como um complemento aos tratamentos médicos tradicionais. Já não são apenas rumores, a capacidade da massagem melhorar a circulação está agora validada por um estudo muito recente!

A revista Arquivos de Medicina Física e Reabilitação relata que a massagem terapêutica não só acalmou a dor muscular e impulsionou a função vascular após o exercício, mas também melhorou a função vascular em pessoas que não fizeram exercício. Independentemente do seu nível de actividade, uma massagem pode aliviar a tensão (física e mental) e estimular o fluxo sanguíneo. 

Os pesquisadores pediram a adultos sedentários e saudáveis para exercitarem as pernas até ficarem a doer, usando uma máquina padrão que faz pressão nas pernas (leg press). Após o exercício, metade do grupo beneficou de massagens nas pernas, com técnicas de massagem sueca. Os pesquisadores pediram depois aos participantes para avaliarem a dor muscular, numa escala de 1 a 10. Tanto aqueles que receberam massagens como aqueles que não receberam, relataram dor imediatamente após o exercício, contudo, aqueles que receberam a massagem terapêutica não experimentaram a continuação da dor, 90 minutos após o tratamento. O grupo que só fez exercício relatou dor, 24 horas após o exercício.

Os efeitos de bem-estar da massagem são apenas um componente. Os investigadores mediram a dilatação mediada por fluxo da artéria braquial − uma medida padrão da função vascular − na parte superior do braço, aos 90 minutos e, de novo, às 24, 48 e 72 horas após o exercício. Os participantes que não receberam uma massagem pós-exercício mostraram diminuição do fluxo sanguíneo aos 90 minutos, e novamente às 24 e 48 horas, com o fluxo de sangue a retornar aos níveis normais, 72 horas após o exercício. Os participantes que receberam uma massagem exibiram melhoria do fluxo sanguíneo, em todos os horários do teste!

Outro grupo de adultos saudáveis só com massagem apresentou níveis quase idênticos de melhoria do fluxo sanguíneo aos do grupo com exercício e massagem, o que sugere que a massagem é benéfica para o sistema circulatório, quer se faça ou não exercício. Dado que o efeito durou vários dias após a massagem terapêutica, os pesquisadores também acreditam que a massagem assegura um benefício protector sobre a função vascular.

Nina Cherie Franklin, pós-doutorada em fisioterapia pela Universidade de Illinois, Chicago, e primeira autora do estudo, explica: “O nosso estudo valida o valor da massagem no exercício e na lesão, que foi previamente reconhecido, mas com base em dados mínimos. Além disso, sugere o valor de massagem fora do contexto de exercício”.

Não há dúvidas acerca disso: se sofre de dificuldades de locomoção ou função vascular comprometida, sessões regulares de massagem podem fazer uma grande diferença. E se a sua circulação parece estar a níveis robustos, as massagens regulares podem ainda conferir um benefício protector, já para não mencionar que merece ser bem tratado! 

Leg massage (benefits) (13-10-15)

http://undergroundhealthreporter.com/fact-or-myth-does-massage-improve-circulation/

  

publicado por Rui Vaz às 08:32
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS