Terça-feira, 22 de Setembro de 2015

Ácido alfa-lipóico

Dose diária: 80 mg

Está refém da síndrome: “Qual é o seu nome, já me esqueci...? Onde é que pus as chaves?” Pondere tomar ácido alfa-lipóico, um antioxidante fabricado pelo corpo e que também é fundamental para a produção de energia no cérebro.

Na busca da máxima “droga inteligente”, os pesquisadores estão constantemente a testar substâncias em animais para encontrar uma que possa melhorar a memória, sem danificar as delicadas células cerebrais. A maioria destes testes falha miseravelmente − uma droga que é suficientemente forte para alterar a química do cérebro é amiúde tóxica para as células cerebrais − mas há evidências sólidas de que o ácido alfa-lipóico, em combinação com a carnitina, pode dar conta da tarefa com segurança e eficácia. 

Uma equipa de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, liderada por Bruce Ames, alimentou ratos idosos com dois suplementos dietéticos, ácido alfa-lipóico e acetil-L-carnitina. Os animais que receberam ambos os suplementos não só tiveram melhor desempenho em testes de memória, em comparação com animais que receberam um placebo, mas também pareciam mais animados e com mais energia do que os animais não tratados. A análise do tecido cerebral mostrou menos danos nas mitocôndrias, o centro de produção de energia da célula, em animais tratados, e menor dano oxidativo no hipocampo, o centro de memória do cérebro. Estes dois suplementos tiveram um efeito rejuvenescedor nos animais mais velhos, ao impedir os danos dos radicais livres e acelerar a produção de energia. Uma vez que os mesmos mecanismos que envelhecem os cérebros de ratos podem envelhecer os cérebros humanos, não é um grande salto de fé concluir que estes dois suplementos podem proteger o cérebro humano dos estragos da velhice.

O ácido alfa-lipóico é um dos poucos antioxidantes que pode impulsionar significativamente a glutationa, o antioxidante mais importante do cérebro. A glutationa oferece protecção poderosa contra a destruição causada pelo ataque dos radicais livres às delicadas células cerebrais. Se o seu cérebro está a ser devorado pelos radicais livres, não será capaz de pensar com clareza, manter o foco, ou recuperar informações quando precisar delas. O problema é que os níveis de glutationa diminuem com a idade, e os suplementos de glutationa são mal absorvidos. Tomar ácido alfa-lipóico é uma maneira eficaz de manter a glutationa e proteger o cérebro contra danos.

Se tiver sido exposto a altos níveis de metais tóxicos (como o chumbo), tome nota: o ácido alfa-lipóico é um excelente agente quelante, o que significa que se liga a metais potencialmente tóxicos, incluindo o ferro, e ajuda a eliminá-los do corpo.

De:  “The Better Brain Book” − David Perlmutter (Riverhead Books, 2004)

  

publicado por Rui Vaz às 15:15
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS