Sábado, 19 de Setembro de 2015

Faça um intervalo com tomilho

Facto: as mulheres gregas têm uma incidência 50% menor de cancro da mama do que as mulheres americanas e os homens gregos uma incidência 80% menor de cancro da próstata do que os homens americanos.

A pesquisa sugere que as menores taxas de cancro poderiam ser atribuídas à dieta mediterrânica, rica numa erva aromática muito potente que se demonstrou ter a capacidade de destruir as células cancerosas. O tomilho, Thymus vulgaris na designação botânica, é tradicionalmente elogiado pelas suas propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-fúngicas, mas podemos agora acrescentar uma nova competência ao seu currículo − o tomilho mata as células cancerosas! 

Os pesquisadores confrontaram o tomilho com outros nove óleos essenciais para ver qual deles demonstrava o maior potencial para combater o cancro. O tomilho surgiu como claro vencedor, seguido do jasmim e da canela. Após 72 horas e numa concentração de apenas 0,025% o tomilho matou 97% das células humanas de cancro da próstata in vitro, e numa concentração de 0,05% eliminou 98% das células humanas de cancro da mama in vitro. O estudo, publicado em 2010 na revista Moléculas, também mostrou que o tomilho desencadeou a apoptose (morte celular) em células de cancro do pulmão.

Outros estudos sugerem que o tomilho é eficaz contra os cancros da boca e do ovário, e a revista Comunicações de Produtos Naturais publicou um estudo que indicava o efeito protector do tomilho contra o cancro do cólon. A revista Nutrição e Cancro também relatou que o tomilho selvagem estimulava a morte celular em células de cancro da mama.

O tomilho é um tratamento popular para doenças respiratórias, como bronquite e tosse convulsa. O tomilho é igualmente um poderoso anti-reumático, que ajuda a tratar a artrite e o reumatismo, ao estimular a circulação e aumentar a micção, eliminando assim as toxinas, como o ácido úrico, da corrente sanguínea. O tomilho também ajuda a aliviar a acne, dor de garganta, dor de estômago, diarreia e acumulação de fungos.

Adicione folhas de tomilho como um complemento saboroso aos seus pratos favoritos. Se não gosta muito de cozinhar, delicie-se com um chá de tomilho. Misture uma colher de chá de folhas num copo de água, durante 10 a 15 minutos, e desfrute diariamente.

Também pode respirar óleo essencial de tomilho com um difusor aromático, ou usá-lo para tratar a acne diluindo-o com água de rosas e aplicando como um tónico.

Para tratar doenças respiratórias ou outras doenças de pele, dilua o óleo essencial de tomilho num óleo de suporte, como óleo de amêndoas doces ou óleo de jojoba, e massage nas áreas afectadas.

Uma palavra de advertência: O tomilho é uma planta medicinal potente, especialmente sob a forma de óleo. Não use se estiver grávida ou tem a pressão arterial elevada. 

http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-take-a-thyme-out/ 

  

publicado por Rui Vaz às 22:05
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS