Quarta-feira, 21 de Outubro de 2015

O muco nasal verde significa sinusite?

Sinusite (21-10-15)

Isso é um MITO.

“Tem muco verde! É sinusite!” − um refrão comum entre os entusiastas de saúde bem-intencionados, e até mesmo alguns profissionais de saúde mal informados. A conexão entre muco nasal verde e sinusite não é nada mais do que um mito médico e vamos desfazê-lo hoje! Não há simplesmente nenhuma evidência científica para comprovar que os antibióticos encurtam a duração da doença, quando o muco verde está presente.

Infelizmente, diagnosticar a doença não é tão fácil como olhar para a cor do muco nasal. A secreção nasal clara não garante uma infecção viral mais do que a secreção verde aponta para uma infecção bacteriana.

Há uma tendência natural de correr para o médico em busca um antibiótico, ao primeiro sinal de constipação. A probabilidade é que tenha algum tipo de vírus e esse comprimido não lhe vai fazer nenhum bem. Na verdade, terá de lidar com os efeitos secundários − náuseas e diarreia −, bem como o aumento da resistência aos antibióticos, ou seja, quando precisar realmente do medicamento, o corpo não vai responder aos seus efeitos!

O mito que o muco verde equivale a sinusite foi desfeito por um estudo de 1984, que mostrou que os antibióticos não melhoraram os sintomas de uma doença marcada por secreção nasal esverdeada. Os pesquisadores separaram 142 crianças com muco verde em dois grupos. Um grupo recebeu tratamento antibiótico e o outro recebeu um placebo. Os resultados mostraram que os fármacos não tiveram influência sobre “organismos potencialmente patogénicos” ou sobre os sintomas. Estudos adicionais confirmam estes resultados.

O muco nasal não fica verde devido às bactérias. Os microbiologistas acreditam que, quando se apanha uma infecção (bacteriana ou viral), os glóbulos brancos do sangue libertam enzimas para decompor os microrganismos. Estas enzimas contêm ferro, que confere uma tonalidade esverdeada.

O muco também tem a tendência para ficar verde quanto mais tempo permanecer obstruído nas cavidades nasais. Da mesma forma que o muco pode ser verde de manhã, após estar toda a noite no nariz, também é provável que fique verde devido ao congestionamento nasal.

Se está a sofrer de dor de cabeça, nariz entupido, corrimento nasal, pressão facial, febre e tosse, sintomas comuns a ambas as infecções virais e bacterianas, a melhor coisa a fazer é esperar 10 dias. As infecções virais normalmente terminam dentro desse prazo. Se os sintomas piorarem, após cinco a sete dias, ou durarem mais de 10 dias, então pode ter uma infecção bacteriana e deveria consultar um médico para posterior diagnóstico.

O mais provável é que alguns cuidados simples irão debelar os sintomas, não importa qual a cor do muco. Limpe as cavidades nasais com um “pote Neti” (desentupidor nasal), que vai encurtar a duração da doença e ajudá-lo a respirar melhor.

publicado por Rui Vaz às 08:33