Sexta-feira, 11 de Setembro de 2015

Tai chi: o exercício anti-envelhecimento

A arte marcial tradicional do tai chi tem sido elogiada pelos seus múltiplos benefícios de saúde. Os estudos têm demonstrado que este exercício de baixo impacto ajuda a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida em pessoas que sofrem de:

  • Baixa densidade óssea
  • Cancro da mama
  • Artrite
  • Insuficiência cardíaca
  • Doença cardiovascular
  • Pressão arterial elevada
  • Insónia
  • Acidente vascular cerebral
  • Doença de Parkinson 

O tai chi activa todos os componentes da aptidão física − força muscular, flexibilidade, equilíbrio e condicionamento aeróbico.

Um estudo recente publicado na revista internacional Transplantação Celular demonstra os notáveis benefícios anti-envelhecimento do tai chi.

Pesquisadores do Centro de Neuropsiquiatria num hospital universitário, em Taiwan, separaram 36 participantes com menos de 25 anos de idade, em três grupos. Um grupo praticou de forma consistente tai chi durante um ano, outro grupo exercitou-se com caminhada rápida durante um ano, e um terceiro grupo não fez nenhum exercício.

Os investigadores de Taiwan estavam especificamente interessados no efeito do tai chi sobre um determinado tipo de células-tronco, chamadas CD34+. Estas células estão envolvidas num grande número de estruturas e funções do corpo e são marcadores para as células-tronco do sangue que ajudam a iniciar a renovação, diferenciação e proliferação celulares. A renovação das células ajuda a manter e reparar sistemas de órgãos cuja função diminui com a idade. Por outras palavras, estas células-tronco CD34+ são guerreiros anti-envelhecimento.

Os resultados do estudo mostraram que os voluntários que praticaram tai chi tiveram um número significativamente maior de células CD34+ do que os voluntários que não realizaram nenhum exercício. De facto, o tai chi aumentou três a cinco vezes a contagem de células-tronco!

Não houve nenhuma diferença apreciável entre a contagem de células-tronco CD34+ nas pessoas que praticaram tai chi e nos indivíduos que fizeram caminhada rápida. Então, se o tai chi não é do seu agrado, pegue nos ténis para um passeio em marcha acelerada!

Os pesquisadores também relataram que o tai chi impulsionou a função cardíaca, estimulou as células neurais no cérebro, ajudou a regular os controles de excitação e inibição, e aliviou o estresse do trauma mental e esgotamento nervoso.

O tai chi está centrado no Qi, ou o livre fluxo de energia através do corpo. Os exercícios de tai chi são concebidos para aumentar o fluxo sanguíneo e energético.

Os movimentos enfatizam o alinhamento correcto da coluna vertebral e uma interacção entre a respiração e a actividade física para ajudar a manter o foco no presente e libertar a tensão e o estresse. Os movimentos do tai chi deslocam o peso de uma perna para outra, fazem trabalhar vários músculos diferentes e fortalecem as articulações, ligamentos e tendões, ao trabalhar com a flexibilidade e amplitude do movimento.

Inscreva-se numa classe de tai chi no centro comunitário ou ginásio local, e veja se a arte marcial em moção lenta alavanca os seus mecanismos de anti-envelhecimento. Aprenda alguns exercícios diferentes de tai chi, e reserve 5 minutos matinais para praticar esta arte antiga e pôr os seus membros em movimento. 

http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-tai-chi-the-anti-aging-exercise/

  

publicado por Rui Vaz às 22:01
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