Cinco minutos é o suficiente para dar energia e aliviar o estresse! O corpo é constituído por uma rede de tecido conjuntivo, que vai desde a parte de trás do corpo até ao topo da cabeça. Os pés são o ponto de partida. Quando massaja a sola dos pés, vai activar esta rede e animar todo o corpo. O sangue flui, a ansiedade diminui e o sistema imunológico fica fortalecido. Basta apenas 5 minutos de auto-massagem aos pés. É claro que se tiver alguém para lhe fazer a massagem, melhor ainda!
Talvez o maior benefício da massagem aos pés seja o impacto positivo que tem sobre o estresse. O estresse é o precursor de praticamente todas as doenças − tanto de natureza física como mental − e uma massagem aos pés, durante 5 minutos, ajuda a diminuir o estresse e a promover o relaxamento.
Investigadores administraram 5 minutos de massagens aos pés, a 25 pacientes em estado crítico, nos cuidados intensivos. Os parâmetros fisiológicos foram medidos, antes, durante e após o tratamento. Usando os monitores de cabeceira dos doentes, os investigadores verificaram a frequência cardíaca, pressão arterial média, respiração e oxigenação periférica. Os resultados mostraram que, durante o tratamento, a pressão arterial, frequência cardíaca e respiração dos pacientes diminuiu significativamente, indicando que uma massagem nos pés de 5 minutos promove o relaxamento e melhora a saúde.
A massagem nos pés também estimula a circulação. O sangue transporta oxigénio e nutrientes para as células e remove resíduos e toxinas. Infelizmente, o estresse bloqueia o fluxo sanguíneo ideal. De acordo com os princípios da reflexologia, uma massagem nos pés liberta estes bloqueios para que o sangue possa fluir livremente de novo.
Existem muitos métodos para massajar os pés, e o melhor para si depende da preferência pessoal, mas aqui estão três sugestões para começar.
Massagem profunda dos pés: Segure o pé nas mãos com os dedos na sola e os polegares em cima do pé. Pressione para baixo com os polegares e a parte carnuda das mãos, massajando para cima e para dentro com os dedos. Varie o movimento, movendo simultaneamente uma mão para cima e uma mão para baixo, ao longo do pé.
Inverta a posição das mãos, movendo os polegares para a parte de baixo dos pés e os dedos para a parte de cima. Massaje com círculos firmes, especialmente nas solas dos pés. Certifique-se de massajar os tornozelos e calcanhares com os dedos! Para aliviar o estresse, active o ponto de acupressão chamado reflexo do plexo solar, localizado na concavidade logo abaixo da saliência redonda da sola dos pés e directamente em linha com o segundo dedo do pé.
Alongamentos e puxões dos dedos dos pés: Segure o calcanhar com uma mão, enquanto estica os dedos dos pés para a frente (dobrando-os para baixo) com a outra mão. Mantenha o alongamento por alguns segundos e depois inverta, esticando os dedos dos pés para cima e conservando a posição.
Avance para cada dedo do pé, puxando delicadamente com o dedo indicador e o polegar. Uma vez que os dedos dos pés tenham sido despertados, torça cada um de lado a lado.
Massagem rolante dos pés: Use uma bola de ténis (ou uma garrafa de água congelada) como ferramenta de massagem. Role os pés sobre a bola de ténis, começando com as pontas dos dedos do pé e terminando na parte de trás dos calcanhares. Este exercício dá energia aos pés e também ajuda a soltar os tendões tensos. Não se esqueça de cobrir todas as partes do pé!
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina