Quinta-feira, 15 de Outubro de 2015

5 minutos de massagem aos pés para destressar e dar ânimo

Massagem aos pés (15-10-15)

Cinco minutos é o suficiente para dar energia e aliviar o estresse! O corpo é constituído por uma rede de tecido conjuntivo, que vai desde a parte de trás do corpo até ao topo da cabeça. Os pés são o ponto de partida. Quando massaja a sola dos pés, vai activar esta rede e animar todo o corpo. O sangue flui, a ansiedade diminui e o sistema imunológico fica fortalecido. Basta apenas 5 minutos de auto-massagem aos pés. É claro que se tiver alguém para lhe fazer a massagem, melhor ainda!

Talvez o maior benefício da massagem aos pés seja o impacto positivo que tem sobre o estresse. O estresse é o precursor de praticamente todas as doenças − tanto de natureza física como mental − e uma massagem aos pés, durante 5 minutos, ajuda a diminuir o estresse e a promover o relaxamento. 

Investigadores administraram 5 minutos de massagens aos pés, a 25 pacientes em estado crítico, nos cuidados intensivos. Os parâmetros fisiológicos foram medidos, antes, durante e após o tratamento. Usando os monitores de cabeceira dos doentes, os investigadores verificaram a frequência cardíaca, pressão arterial média, respiração e oxigenação periférica. Os resultados mostraram que, durante o tratamento, a pressão arterial, frequência cardíaca e respiração dos pacientes diminuiu significativamente, indicando que uma massagem nos pés de 5 minutos promove o relaxamento e melhora a saúde.

A massagem nos pés também estimula a circulação. O sangue transporta oxigénio e nutrientes para as células e remove resíduos e toxinas. Infelizmente, o estresse bloqueia o fluxo sanguíneo ideal. De acordo com os princípios da reflexologia, uma massagem nos pés liberta estes bloqueios para que o sangue possa fluir livremente de novo.

Existem muitos métodos para massajar os pés, e o melhor para si depende da preferência pessoal, mas aqui estão três sugestões para começar.

Massagem profunda dos pés: Segure o pé nas mãos com os dedos na sola e os polegares em cima do pé. Pressione para baixo com os polegares e a parte carnuda das mãos, massajando para cima e para dentro com os dedos. Varie o movimento, movendo simultaneamente uma mão para cima e uma mão para baixo, ao longo do pé.

Inverta a posição das mãos, movendo os polegares para a parte de baixo dos pés e os dedos para a parte de cima. Massaje com círculos firmes, especialmente nas solas dos pés. Certifique-se de massajar os tornozelos e calcanhares com os dedos! Para aliviar o estresse, active o ponto de acupressão chamado reflexo do plexo solar, localizado na concavidade logo abaixo da saliência redonda da sola dos pés e directamente em linha com o segundo dedo do pé.

Alongamentos e puxões dos dedos dos pés: Segure o calcanhar com uma mão, enquanto estica os dedos dos pés para a frente (dobrando-os para baixo) com a outra mão. Mantenha o alongamento por alguns segundos e depois inverta, esticando os dedos dos pés para cima e conservando a posição.

Avance para cada dedo do pé, puxando delicadamente com o dedo indicador e o polegar. Uma vez que os dedos dos pés tenham sido despertados, torça cada um de lado a lado.

Massagem rolante dos pés: Use uma bola de ténis (ou uma garrafa de água congelada) como ferramenta de massagem. Role os pés sobre a bola de ténis, começando com as pontas dos dedos do pé e terminando na parte de trás dos calcanhares. Este exercício dá energia aos pés e também ajuda a soltar os tendões tensos. Não se esqueça de cobrir todas as partes do pé! 

http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-a-5-minute-foot-massage-to-de-stress-and-enliven/

  

publicado por Rui Vaz às 22:09
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS