As beterrabas podem muito bem ser um dos vegetais menos consumidos na América. Talvez tenham caído em desuso na nossa vida frenética e apressada do tudo instantâneo, porque exigem algum tempo de preparação. E as folhas de beterraba fazem a sua aparição na mesa ainda mais raramente do que a raiz de onde germinaram.
Mas com uma consciência crescente sobre saúde e nutrição, a popularidade das beterrabas e suas verduras também parece estar em ascensão.
A beterraba já existe há milhares de anos e desenvolve-se em todos os tipos de clima. O seu crescimento rápido permite fazer duas colheitas por ano, mesmo em muitas regiões setentrionais.
O regresso da beterraba dá-se de três formas primárias: sumo de beterraba, folhas de beterraba e raiz de beterraba, cada qual com um conjunto único de benefícios.
Se está à procura de uma bebida energética para aumentar a resistência, antes de fazer exercício, o sumo de beterraba proporciona exactamente isso. O sumo é rico em nitratos que ajudam a promover o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial.
Contém ainda betalaína, um poderoso antioxidante que é anti-inflamatório, fungicida e ajuda na desintoxicação do organismo. O sumo de beterraba promove a saúde ocular e hepática, previne a anemia e ajuda a curar problemas de gota, rins e vesícula biliar.
As folhas de beterraba são consideradas como uma das mais ricas fontes alimentares de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, e contêm mais nutrientes benéficos do que a raiz. Possuem quantidades saudáveis de:
Estes nutrientes fortalecem o sistema imunológico, combatem o cancro e as doenças cardíacas, ajudam a prevenir a osteoporose, aumentam a resistência óssea, e podem mesmo contribuir para evitar a doença de Alzheimer.
Em épocas passadas, comiam-se as folhas de beterraba, enquanto as raízes eram reservadas para fins medicinais. Hoje, esquecem-se as folhas e come-se a raiz.
A raiz da beterraba também possui quantidades saudáveis dos nutrientes acima referidos, sendo pobre em calorias e rica em fibras. Além disso, a beterraba crua proporciona uma excelente fonte de folatos, necessários para a síntese de ADN nas células.
A cor vermelha escura da beterraba deve-se à betalaína e outros fitonutrientes antioxidantes, os quais variam de vegetal para vegetal, criando não só um belo arranjo de cores, mas um conjunto de benefícios para a saúde. Assim, uma apresentação colorida de legumes na mesa traduz-se igualmente numa cornucópia de nutrientes.
O segredo foi revelado. As beterrabas e suas verduras oferecem uma dose dupla de nutrientes e minerais, todos combinados numa bela embalagem. Agora, cabe-lhe experimentar as mil maneiras diferentes de apreciar o seu rico sabor e benefícios salutares.
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina