Segunda-feira, 2 de Novembro de 2015

A manteiga faz mal à saúde?

Manteiga (02-11-15) Isso é um MITO.

Está na hora de converter essas refeições insípidas com pouca gordura em delícias amanteigadas. O mito de que a manteiga é prejudicial tem circulado há mais de 50 anos, desde que a gordura saturada foi declarada um precursor da doença cardíaca. Agora, os cientistas e nutricionistas progressistas têm desmascarado não só a ligação entre gordura saturada e doenças do coração, mas também o mito de que a manteiga faz mal à saúde. A manteiga é realmente rica em nutrientes que aumentam o metabolismo, protegem o sistema digestivo, e podem mesmo reduzir o risco de doença grave.

Uma vez, num mundo onde a margarina era a rainha suprema, a gordura saturada foi proclamada o mal que poderia levar a ataques cardíacos e obesidade! No entanto, não há nenhuma evidência de que a gordura saturada faça engordar, e existe uma grande quantidade de evidência sugerindo que a gordura saturada ajuda a proteger contra doenças do coração. Um estudo publicado no Jornal Europeu de Nutrição Clínica indicou que a manteiga natural integral reduziu o risco de doenças cardíacas em 69%, enquanto a margarina produzida sinteticamente aumentou o risco de doença cardíaca!

Acontece que a gordura saturada aumenta os níveis de colesterol HDL (o bom colesterol), e transforma as pequenas partículas perigosas de LDL em partículas maiores e mais benignas de LDL, que ajudam a melhorar a saciedade e estimular a queima de gordura.

As membranas celulares são feitas de gordura saturada, um nutriente vital necessário para produzir hormonas importantes e ajudar na absorção de vitaminas e minerais. Quanto à ligação com a gordura corporal, a culpa está realmente na superabundância de hidratos de carbono e açúcar. Os hidratos de carbono e o açúcar aumentam fortemente os níveis de açúcar no sangue, provocam resistência à insulina, e promovem o armazenamento de gordura! Comer gordura saturada só engorda se for combinada com uma sobrecarga de hidratos de carbono!

A manteiga contém vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A e E. Há muitas outras fontes vegetais e animais ricas em vitaminas A e E, mas a manteiga contém ainda a rara vitamina K2. Esta vitamina é essencial para o metabolismo do cálcio, e uma dieta insuficiente em K2 tem sido associada a um maior risco de doença cardíaca, cancro e osteoporose. A melhor fonte de vitamina K2? A manteiga de vacas leiteiras alimentadas com pasto.

A manteiga também contém um perfil impressionante de ácidos gordos. É constituída por 3-4% de butirato, um ácido gordo anti-inflamatório que protege o sistema digestivo. Também possui uma alta concentração de ácido linoleico conjugado, que pode ajudar a acelerar o metabolismo (é muitas vezes comercializada como um suplemento para perder peso) e tem demonstrado propriedades anti-cancerígenas.

Embora não possa depender da manteiga para todos os nutrientes necessários (sem mencionar, que uma barra de manteiga − 113 gramas − por dia pode ser difícil de consumir), não deve evitá-la com medo de engordar ou aumentar o risco de um evento cardiovascular. Um bocado de manteiga vai fazer bem ao corpo e ao coração! 

http://undergroundhealthreporter.com/fact-or-myth-is-butter-bad-for-you/ 

 

publicado por Rui Vaz às 08:26
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Liliana Martins a 2 de Novembro de 2015 às 19:15
Adoro pão com manteiga..... :)
De Rui Vaz a 2 de Novembro de 2015 às 19:58
Oh! mas esse programa da Rádio Comercial, aos domingos, já acabou há muito! ;)
Estive quase para escolher uma imagem de pão escuro com manteiga, mas gostei desse raminho verde em cima da manteiga e a colher de pau ao lado! :)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS