Está na hora de converter essas refeições insípidas com pouca gordura em delícias amanteigadas. O mito de que a manteiga é prejudicial tem circulado há mais de 50 anos, desde que a gordura saturada foi declarada um precursor da doença cardíaca. Agora, os cientistas e nutricionistas progressistas têm desmascarado não só a ligação entre gordura saturada e doenças do coração, mas também o mito de que a manteiga faz mal à saúde. A manteiga é realmente rica em nutrientes que aumentam o metabolismo, protegem o sistema digestivo, e podem mesmo reduzir o risco de doença grave.
Uma vez, num mundo onde a margarina era a rainha suprema, a gordura saturada foi proclamada o mal que poderia levar a ataques cardíacos e obesidade! No entanto, não há nenhuma evidência de que a gordura saturada faça engordar, e existe uma grande quantidade de evidência sugerindo que a gordura saturada ajuda a proteger contra doenças do coração. Um estudo publicado no Jornal Europeu de Nutrição Clínica indicou que a manteiga natural integral reduziu o risco de doenças cardíacas em 69%, enquanto a margarina produzida sinteticamente aumentou o risco de doença cardíaca!
Acontece que a gordura saturada aumenta os níveis de colesterol HDL (o bom colesterol), e transforma as pequenas partículas perigosas de LDL em partículas maiores e mais benignas de LDL, que ajudam a melhorar a saciedade e estimular a queima de gordura.
As membranas celulares são feitas de gordura saturada, um nutriente vital necessário para produzir hormonas importantes e ajudar na absorção de vitaminas e minerais. Quanto à ligação com a gordura corporal, a culpa está realmente na superabundância de hidratos de carbono e açúcar. Os hidratos de carbono e o açúcar aumentam fortemente os níveis de açúcar no sangue, provocam resistência à insulina, e promovem o armazenamento de gordura! Comer gordura saturada só engorda se for combinada com uma sobrecarga de hidratos de carbono!
A manteiga contém vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A e E. Há muitas outras fontes vegetais e animais ricas em vitaminas A e E, mas a manteiga contém ainda a rara vitamina K2. Esta vitamina é essencial para o metabolismo do cálcio, e uma dieta insuficiente em K2 tem sido associada a um maior risco de doença cardíaca, cancro e osteoporose. A melhor fonte de vitamina K2? A manteiga de vacas leiteiras alimentadas com pasto.
A manteiga também contém um perfil impressionante de ácidos gordos. É constituída por 3-4% de butirato, um ácido gordo anti-inflamatório que protege o sistema digestivo. Também possui uma alta concentração de ácido linoleico conjugado, que pode ajudar a acelerar o metabolismo (é muitas vezes comercializada como um suplemento para perder peso) e tem demonstrado propriedades anti-cancerígenas.
Embora não possa depender da manteiga para todos os nutrientes necessários (sem mencionar, que uma barra de manteiga − 113 gramas − por dia pode ser difícil de consumir), não deve evitá-la com medo de engordar ou aumentar o risco de um evento cardiovascular. Um bocado de manteiga vai fazer bem ao corpo e ao coração!
http://undergroundhealthreporter.com/fact-or-myth-is-butter-bad-for-you/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina