Segunda-feira, 13 de Julho de 2015

A prática das 10 respirações

Todos conhecemos os benefícios físicos e mentais do pensamento positivo e de ficar em sintonia com a felicidade. Mesmo assim, parece que os seres humanos são “fabricados” para direccionar os seus pensamentos e atenção para o lado negativo − tudo o que nos falta e está errado nas nossas vidas. A “prática das 10 respirações” é uma maneira rápida e fácil de sintonizar a mente inquieta em frequências mais positivas. Os proponentes da Lei da Atracção juram que aquilo em que concentramos a nossa atenção se irá desenvolver, assim vamos garantir que a energia flui na direcção certa! Só demora um minuto...

Eis os 3 passos das “10 respirações para a felicidade”:

Passo 1: Active a sua consciência 

Nos momentos em que se afunda no pensamento negativo, examine-se a si próprio. Desligue esses pensamentos sombrios e substitua-os por outros positivos. Basta encontrar qualquer coisa na sua vida pela qual esteja grato... a chávena de café que está a beber, o tamborilar da chuva na janela, o salário que recebe regularmente... tudo conta, seja grande ou pequeno.

Também é importante activar a consciência durante os momentos inspiradores. Surpreendido com a beleza de um pôr-do-sol? Pare e observe-o! Desfrutando um jantar romântico com o seu amor? Saboreie o momento e esteja atento, registando as sensações e emoções, e reflectindo com gratidão sobre o presente.

Passo 2: Sinta apreciação

Assegure-se de estar presente no momento, abrandando e fazendo uma pausa para apreciar. Estes sentimentos de paz, felicidade e gratidão devem ser plenamente cultivados.

Passo 3: Respire o momento

Vamos parar o tempo por alguns segundos e respirar realmente a beleza do momento, no corpo e na mente. Faça 10 respirações lentas e profundas. Observe como a sua mente quer vaguear por outros lugares e pensamentos e coisas a fazer! Para o ajudar a focar-se na respiração, coloque a mão na barriga para que possa sentir fisicamente a respiração entrando e saindo. Concentre-se nos sentimentos, cores, cheiros e formas que o rodeiam.

Repita quantas vezes for necessário e possível. Quantas mais vezes usar a “prática das 10 respirações”, mais irá treinar o cérebro para se focar no positivo e afastar-se do negativo. Glen Schneider, professor de meditação e autor de Respirações para a Felicidade: Tocando a Vida na sua Plenitude, escreve que os neurónios no cérebro “conectam-se química e eletricamente em aglomerados chamados vias neurais. As nossas impressões sensoriais, memórias, aptidões e padrões emocionais estão codificados desta forma na fisiologia do cérebro. O tráfego mental tende a seguir as vias existentes, independentemente da via neural ser adequada, exacta ou realmente benéfica.”

Por isso, queremos dirigir essas vias neurais no caminho positivo. A prática faz o positivo... e o positivo faz a perfeição!

http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-10-breaths-practice/

 

publicado por Rui Vaz às 21:47
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