Isso é um MITO.
De acordo com dados recolhidos no inquérito Atitudes dos Consumidores Sobre Nutrição, em 2008, 33% dos americanos consomem alimentos ou bebidas de soja, pelo menos uma vez por mês. Os proponentes da soja afirmam que é um alimento saudável com muitos benefícios, incluindo protecção contra os cancros da mama, cólon e próstata, acidente vascular cerebral, osteoporose e asma. Não se deixe iludir pela publicidade exagerada. Eles estão a juntar a soja não fermentada com a soja fermentada saudável, e chamam a isso um alimento saudável.
A verdade é que milhares de estudos ligam a soja não fermentada − o tipo que compõe leite de soja, queijo de soja e “hambúrgueres” de soja − a várias condições de saúde, incluindo:
Mais de 90% das plantações de soja americanas são geneticamente modificadas, o que agrava os riscos de saúde associados. A soja geneticamente manipulada tem sido associada à mortalidade infantil e esterilidade entre outras condições, em estudos com animais. Mas os métodos de fabricação da soja são apenas uma parte do problema.
A soja não fermentada é rica em anti-nutrientes, como os fitatos que inibem a absorção dos minerais e podem levar a défices nutricionais. A soja está repleta de hemaglutinina, que faz com que as células vermelhas do sangue se aglutinem, ficando incapazes de absorver e disseminar o oxigénio para os tecidos.
A soja também contém bociogénicos, que inibem a síntese de hormonas da tiróide e perturbam o metabolismo do iodo, afectando assim a função normal da tiróide. A soja não fermentada é igualmente rica em isoflavonas, que imitam a hormona estrogénio e têm sido associadas ao mau funcionamento endócrino, infertilidade e cancro de mama. De facto, apenas dois copos de leite de soja todos os dias durante um mês é o suficiente para influenciar o ciclo menstrual!
Evite os seguintes tipos de soja:
A soja fermentada, o tipo de soja apreciado nos países asiáticos, é célebre pelos seus benefícios para a saúde. É talvez a melhor fonte de vitamina K2, que ajuda a proteger contra a osteoporose, doença cardíaca, demência e cancro. O processo de fermentação gera uma grande quantidade de bactérias benéficas (probióticos), que ajudam a nutrir a saúde do intestino e sistema imunológico. Aprecie a soja fermentada, como tempé, miso, natto e molho de soja, de preferência feitos com soja orgânica.
http://undergroundhealthreporter.com/fact-or-myth-soy-is-a-health-food/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina