A gordura no cérebro − até mesmo a gordura boa − é vulnerável ao ataque dos radicais livres, e é por isso que precisa de aumentar a ingestão de alimentos antioxidantes, principalmente frutas e vegetais coloridos. Recomendo que procure comer, pelo menos, seis porções de vegetais e duas porções de frutas, todos os dias. (Uma porção é o equivalente a meia chávena de legumes cozidos, uma chávena de fruta ou vegetais crus cortados, ou uma fruta de tamanho médio, como maçã ou pêra). Além das vitaminas, as frutas e verduras contêm centenas de fitoquímicos benéficos que oferecem muitos benefícios únicos. Muitos fitoquímicos são antioxidantes naturais que ajudam a proteger as frutas e os vegetais do ataque dos radicais livres e a fortalecê-los contra bactérias, fungos e parasitas. Também fazem a mesma coisa para os seres humanos. Além disso, os fitoquímicos funcionam em sinergia, ou seja, para obter todo o benefício, é preciso juntá-los na comida com outros fitoquímicos.
Muitos dos fitoquímicos importantes estão nos pigmentos das plantas. Por exemplo, as frutas e os vegetais alaranjados e amarelos têm fitoquímicos completamente diferentes daqueles nos vegetais de folhas verdes escuras. Os alimentos com as cores mais intensas têm a maioria dos antioxidantes. Comer uma grande variedade de frutas e vegetais de cores diferentes, todos os dias, é a melhor maneira de garantir que está a aproveitar ao máximo a farmácia curativa da natureza.
Os passos seguintes irão ajudá-lo a obter mais antioxidantes no prato.
Passo 1: Coma uma salada mista verde todos os dias
Use vários tipos diferentes de alface e verduras, como rúcula, endívia, chicória, alface vermelha e alface romana. Essa combinação torna a salada mais saborosa e interessante, e contém um amplo leque de antioxidantes. Para economizar tempo, pode lavar a salada com antecedência, envolvê-la em toalhas de papel e guardá-la até dois dias na secção de produtos frescos, no frigorífico.
Passo 2: Coma mais vegetais crucíferos
Os vegetais crucíferos incluem brócolos, beterraba, agrião, couve-galega, mostarda castanha, acelga, penca, repolho, couve-de-bruxelas e couve-flor. São ricos em vitamina E, ácido fólico, e os fitoquímicos antioxidantes luteína e zeaxantina, que se demonstrou melhorarem o desempenho mental em animais. Coza no vapor ou refogue levemente os vegetais para preservar o seu conteúdo antioxidante.
De: “The Better Brain Book” − David Perlmutter (Riverhead Books, 2004)
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina