Terça-feira, 25 de Agosto de 2015

As propriedades curativas das bananas

Sabia que uma simples fruta da mercearia pode curar problemas digestivos, combater a depressão, aumentar a saúde do coração, e mais ainda?

A poderosa banana dispensa apresentações: esta comprovada delícia natural é o mais popular de todos os frutos na secção dos produtos hortícolas. Na verdade, os americanos comem mais de 5 quilos de bananas por pessoa, anualmente!

Isso é bom, porque um conjunto crescente de pesquisa actual sobre a saúde apoia fortemente as propriedades curativas das bananas.

Por certo, todos já ouvimos falar que a saúde intestinal, ou a chamada “flora intestinal”, afecta praticamente todos os outros aspectos do bem-estar geral. Infelizmente, os estilos de vida modernos e as dietas processadas representam um pesado fardo para a flora intestinal. A boa notícia é que as bananas podem ajudar a transformar a saúde digestiva. 

Em primeiro lugar, as bananas estão cheias de fibra, que elimina eficazmente os resíduos acumulados no cólon. Mais ainda, um novo estudo publicado na revista Anaeróbia revelou que as bananas melhoram realmente a função digestiva.

As mulheres que comeram diariamente 2 bananas de tamanho médio tiveram menos distensão abdominal e mais bactérias bífidas (Bifidobacterium) benéficas do que aquelas que não comeram bananas. Os autores especularam que estes resultados podem mesmo implicar que as bananas poderiam ser a chave para a perda de peso nos adultos saudáveis.

A depressão é um estado de saúde grave que afecta 350 milhões de pessoas no mundo e representa uma das principais causas de incapacidade. Surpreendentemente, as bananas podem ajudar a proteger contra este vulgar transtorno do humor, em parte devido à sua alta concentração de vitamina B6, que regula o humor e atravessa a barreira hematoencefálica. Apenas uma banana de tamanho médio fornece 22% da dose diária recomendada (DDR) de vitamina B6.

Além disso, as bananas contêm triptofano, um aminoácido com propriedades sedativas e de melhoria do humor comprovadas. Um estudo publicado no Jornal de Psiquiatria e Neurociência mostrou que o triptofano “diminuiu significativamente comportamentos conflituosos e aumentou comportamentos agradáveis e percepções de afabilidade”. Estudos adicionais têm mostrado que o triptofano pode ser útil contra a insónia.

Outro conjunto de pesquisas, pequeno mas impressionante, mostra que simplesmente comer mais bananas pode reduzir os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

A edição de Abril 2014 do Jornal da Ciência da Alimentação e Agricultura incluiu um estudo demonstrando que “extractos de banana podem suprimir a taxa de absorção de carboidratos de ratos diabéticos, proporcionando assim efeitos anti-diabéticos”.

Outro estudo, publicado no Jornal de Suplementos Dietéticos, destacou os efeitos das bananas na redução do colesterol. Esta pesquisa mostrou que os flavonóides nas bananas diminuem os níveis de colesterol, ácidos gordos e triglicerídeos.

Ambos os estudos sugerem que incluir mais algumas bananas na alimentação poderia ajudar a proteger a saúde cardiovascular e reduzir o risco de doença cardíaca. Entretanto, também se pode estar a revitalizar a saúde digestiva, ao mesmo tempo que se afasta a depressão e a insónia. Tudo com efeitos colaterais nulos. Isso é medicina funcional ao seu melhor nível. 

http://undergroundhealthreporter.com/the-healing-properties-of-bananas/

  

publicado por Rui Vaz às 21:16
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS