Isso é um FACTO.
Quer visite o dentista uma vez a cada três meses, seis meses ou anualmente, há uma probabilidade elevada de ser aconselhado a tirar outro conjunto de raios X, de que provavelmente não precisa! A revista Cancro relata que as radiografias dentárias mais do que duplicam o risco de cancro no cérebro! Seguem-se as conclusões e a resposta para a questão pertinente: “Quantas vezes deve tirar radiografias dentárias?”
O meningioma é um tipo de cancro no cérebro que afecta as membranas (meninges) que envolvem o cérebro. O factor de risco número um para este tipo de cancro cerebral é a radiação ionizante. Qual é o principal culpado de radiação ionizante? As radiografias dentais!
A radiação infiltra-se nas células e lesa o ADN. O dano acumula-se ao longo do tempo, e filamentos de ADN debilitados podem levar à mutação genética e ao desenvolvimento de cancro.
Em 2012, os cientistas determinaram em que proporção as radiografias dentárias contribuem para o risco de meningioma cerebral. Os resultados são alarmantes:
Segundo as estatísticas mais recentes, as radiografias dentárias podem causar cancro numa proporção de 4,9!
De acordo com a confissão da Associação Dentária Americana (ADA), há muito pouca evidência que suporta o uso dos raios X para encontrar ou ajudar a prevenir a doença dental. As directrizes da ADA recomendam que os dentistas não façam radiografias intrabucais mais do que uma vez a cada dois ou três anos, se o paciente for saudável. A ADA também afirma que não há motivo para radiografar um paciente que não apresenta quaisquer sintomas de doença dental.
Apesar das directrizes da ADA, a maioria dos dentistas são adeptos dos raios X e querem sentar-nos na cadeira das radiografias em cada consulta. Temos o direito de dizer “não, obrigado”. E se o odontologista ficar carrancudo, ignore-o. A menos que esteja a exibir sintomas, defenda-se contra a radiação desnecessária. As radiografias dentárias são uma boa fonte de rendimento extra, e é talvez por isso que os dentistas são tão insistentes quando se trata de usar os raios X. Podemos recordar-lhes as orientações da ADA, perguntando se estão cientes de que uma vez a cada três anos é a norma para dentes e gengivas saudáveis.
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina