Kombucha é um chá preto ou verde fermentado que contém microorganismos vivos − esses probióticos sãos que aumentam a imunidade e promovem um sistema digestivo saudável. Uma colónia de bactérias e leveduras é adicionada a uma base de chá, açúcar e sumo de fruta (para aromatizar). Tal como na cerveja, a levedura decompõe os açúcares em álcool e ácido durante o processo de fermentação. É muitas vezes chamado chá de cogumelo, devido à bolha de bactérias e leveduras que se deposita no topo e parece um chapéu de cogumelo. O produto final é um chá gaseificado, ligeiramente alcoólico, que contém uma abundância de bactérias benéficas. Mas quão bom para a saúde é esse “elixir da vida”?
O chá de kombucha existe há cerca de 2000 anos, mas não foi comercializado com a marca até finais de 1990. Houve alegações de curas milagrosas atribuídas ao kombucha, bem como relatos de efeitos colaterais muito graves. Comecemos por abordar estes.
Os especialistas alertam que as variedades caseiras não pasteurizadas de kombucha podem ser perigosas. Se as condições não forem totalmente estéreis, as bactérias nocivas podem infiltrar-se no chá e causar problemas estomacais e acidose, e até complicações ainda mais graves, como lesões hepáticas e morte. Normalmente, o kombucha é fermentado em potes de cerâmica, e os metais pesados provenientes dos potes podem vazar para o chá. Também foram documentadas reacções alérgicas aos fungos que se podem formar durante a fermentação. Por estas razões, os especialistas recomendam adquirir kombucha comercialmente embalado e processado, que se pode encontrar nas prateleiras das lojas de produtos naturais.
Repleto de probióticos − que se comprovou fortalecerem o sistema imunológico e a saúde digestiva −, vitamina C, vitamina E e carotenóides como beta-caroteno, o kombucha é uma mina de polifenóis, ao qual se atribui a capacidade de prevenir o cancro, proteger os rins, promover a perda de peso, regular o açúcar no sangue e mesmo tornar o cabelo mais espesso! Muitas dessas alegações de saúde são apoiadas por estudos com animais, mas infelizmente não foram validadas por quaisquer ensaios clínicos humanos. Mas não deixe que isso o impeça de pegar numa garrafa para saciar a sede, especialmente se é viciado em bebidas gaseificadas. Olhando para a concentração de antioxidantes e probióticos do kombucha, se estiver com vontade de tomar uma bebida efervescente, não duvide que o kombucha é talvez a escolha mais saudável de todas.
http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-drink-some-kombucha/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina