Sabia que um extracto das colmeias de abelhas pode oferecer um novo tratamento promissor para o cancro da próstata?
Mais uma boa notícia sobre as abelhas, e outra boa razão para as proteger: um estudo recente revelou que as abelhas podem oferecer esperança para os homens que sofrem de cancro da próstata. A pesquisa, conduzida na Faculdade de Medicina da Universidade de Chicago, mostrou que um remédio natural das colmeias de abelhas impede o crescimento de células cancerosas da próstata e tumores em ratos.
A substância promissora das colmeias é o éster fenetil do ácido cafeico, ou CAPE, proveniente de uma substância chamada própolis. As abelhas produzem própolis e usam-na nas colmeias para remendar buracos e encapsular invasores estranhos.
A própria própolis tem sido valorizada, durante séculos, como um remédio eficaz para inúmeras doenças. É bastante usada em muitos países europeus para combater gripes e constipações, e tem-se mostrado eficaz contra condições que variam desde dores de garganta e alergias até queimaduras e cancro. Com base em ensaios de laboratório ainda iniciais, a própolis pode mesmo passar a ser um tratamento eficaz para o HIV / SIDA.
A pesquisa emocionante do cancro da próstata realizada com o CAPE foi publicada na revista Pesquisa de Prevenção do Cancro. Os pesquisadores descobriram que o CAPE detém o cancro da próstata em estágio inicial, ao desligar o sistema das células tumorais para detectarem fontes de nutrição.
“Se alimentar ratos diariamente com CAPE, os tumores vão deixar de crescer. Depois de várias semanas, se o tratamento parar, os tumores começam a crescer novamente ao ritmo original”, disse o principal autor do estudo. Os pesquisadores também testaram o CAPE numa série de linhas celulares de cancro, e o CAPE retardou com sucesso o crescimento de células em cultura (“in vitro”), retiradas de tumores da próstata humanos.
O CAPE também foi eficaz em retardar o crescimento de tumores da próstata humanos, enxertados em ratinhos. Após seis semanas de tratamento com o composto, a taxa de crescimento do tumor caiu pela metade. No entanto, quando o tratamento com CAPE foi interrompido, o crescimento do tumor voltou à taxa anterior.
“Parece que o CAPE basicamente impede a capacidade das células cancerosas da próstata perceberem que há alimentação disponível”, disse a equipa de pesquisa. “Detém todas as assinaturas moleculares que sugerem que a nutrição está presente, e as células deixam de ter essa resposta proliferativa à nutrição”.
Estes resultados sugerem que o CAPE pode parar o crescimento de tumores da próstata em seres humanos − embora, evidentemente, sejam necessários ensaios clínicos antes do novo tratamento ser lançado.
Enquanto os pesquisadores continuam a investigar o CAPE e o seu potencial como tratamento do cancro, a própolis permanece amplamente disponível e oferece muitos benefícios de saúde comprovados. A própolis pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e online, e é vendida em várias formas, desde crua até cápsulas, conforme gostar ou não do seu invulgar sabor doce e picante. Seja qual for a forma que escolher, muitos especialistas em saúde natural concordam que faz todo o sentido incluir a própolis no regime de suplementos.
http://undergroundhealthreporter.com/cape-a-powerful-agent-against-prostate-cancer/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina