Entre as causas padrão de obesidade − como dieta, exercício e estilo de vida − há uma causa de que dificilmente se poderia suspeitar. Por certo, ninguém pensa que os parasitas fazem engordar!
Os parasitas são bactérias, vírus, bacilos, vermes ou fungos que usam o nosso corpo para comida e abrigo − tirando aquilo de que precisam para crescer e prosperar, sem oferecer nada em troca, excepto problemas.
A maioria das pessoas associa os parasitas às regiões do mundo que não têm acesso a água potável ou são incapazes de fornecer assistência médica adequada. Quem tem a boa sorte de desfrutar ambas as regalias nunca iria considerar a possibilidade de que os parasitas vivem no nosso corpo e fazem estragos, mas isso é uma realidade.
De acordo com os Centros para Controlo e Prevenção de Doenças, quase 100 milhões de americanos estão infectados com parasitas internos, tais como oxiuros, lombrigas e ténias, só para citar alguns, muitos dos quais passam dos animais de estimação para os donos ou através da carne de porco ou vaca infectada ou mal cozida.
A revista First for Women publicou um artigo onde se afirmava que 32% de todas as mulheres, nos Estados Unidos, são afectadas por parasitas − um número chocante de quase 1 em 3 mulheres afectadas!
Como é que os parasitas destroem o metabolismo e nos fazem engordar?
A leptina é a hormona que regula o apetite e a resposta à fome, os níveis de energia e o metabolismo. Num estudo feito pela Universidade Estadual de Wayne, os cientistas descobriram que o adenovírus humano (Ad-36) foi responsável por causar obesidade em animais de laboratório, ao inibir a produção de leptina, originando a acumulação de lipídios (gordura) e aumentando a sensibilidade à insulina.
O elo entre parasitas e ganho de peso é um campo ao qual o dr. Nikhil Dhurandhar dedicou a sua pesquisa, no Centro de Investigação Biomédica de Pennington. “Vários grupos de pesquisa têm referido sete vírus como sendo os causadores da obesidade em modelos animais”, explicou o dr. Dhurandhar. “O nosso objectivo de longo prazo é descobrir um tratamento e/ou prevenção para a adiposidade induzida pelo Ad-36. Além disso, determinar o papel de outros agentes infecciosos na etiologia das causas de obesidade é uma área importante de investigação”.
É claro que os parasitas não são as únicas causas da obesidade, mas os cientistas estão a reconhecer um padrão de má nutrição, comer em excesso e a correspondente epidemia de obesidade, que aponta para diversos factores contribuintes. A pergunta é: Como estamos a adquirir os parasitas, em primeiro lugar?
A maioria das transmissões comuns de parasitas faz-se por:
Estes organismos fixam residência no nosso corpo e vivem aí o seu ciclo de vida − incluindo multiplicar-se indefinidamente dentro do corpo − até morrerem.
É crucial tratar o corpo inteiro e, ao mesmo tempo, remover todos os parasitas. Estes organismos são resilientes e fortes. Sem tratar todo o corpo, pode e vai ficar-se novamente infectado.
Os parasitas estão a ser extensivamente pesquisados por instituições de renome mundial, porque a ligação a outras doenças é clara.
Os problemas ligados à infecção por parasitas incluem:
Enquanto a ciência médica vai no encalço do problema muito real dos parasitas, o que é que se pode fazer?
Faça um teste simples de amostra de fezes, se acha que pode ter parasitas.
Pode levar até duas semanas para se livrar de toda a actividade parasitária. Logo que se veja livre deles, vai ficar surpreendido por se sentir tão bem.
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina