Há uma nova doença em ascensão, e é muito provável que já a tenha! Ela gera todas as principais ameaças de morte por cancro e diabetes, bem como outras doenças sintomáticas da síndrome metabólica. Apelidada “doença de estar sentado” pela comunidade médica, é uma condição muito real que aflige a maioria das pessoas trabalhadoras, em todo o mundo. E como se pega esta doença do sedentarismo?
Repare no seu dia normal de trabalho. Se for um emprego que não implica esforço físico (como acontece em 80% dos casos!), pode passar 13 horas sentado. Primeiro, considere as oito ou nove horas passadas no trabalho. De acordo com um estudo publicado no Jornal Britânico de Psicologia, o trabalhador médio gasta 5 horas e 41 minutos, por dia, sentado à secretária! Agora, acrescente o trajecto diário e as horas gastas a descomprimir em frente da televisão, e é fácil ver como estar sentado se torna uma segunda natureza.
Felizmente, há uma vacina para a doença sedentária. Ponha o sangue novamente a bombear com intervalos para estar de pé, 5 minutos a cada hora! Não quer interromper o fluxo de trabalho? Isso não é problema! Quem disse que não pode trabalhar de pé?
Para dar um pouco de motivação, vamos primeiro digerir os perigos de um estilo de vida sedentário.
O Instituto Sax da Austrália calculou que as pessoas que se sentam 11 horas por dia, pelo menos, têm uma probabilidade 40% maior de morrer dentro de 3 anos, ao contrário das pessoas que se sentam apenas 4 horas por dia.
Outro estudo mostrou que os homens que se sentam durante mais de seis horas são 54% mais propensos a ter um ataque cardíaco (as mulheres têm uma propensão de mais 40%).
Quem está sentado mais de 23 horas por semana (3 horas por dia, em média!) tem 64% mais probalidade de morrer de ataque cardíaco!
Talvez trabalhe a uma secretária seis horas por dia, mas pratica regularmente um regime de aptidão física (fitness) que o põe a fazer exercício uma hora por dia, em média. Infelizmente, uma hora de exercício por dia não vai afastar a doença de estar sentado. Os estudos têm mostrado que, mesmo quando se atingem as necessidades diárias recomendadas de exercício, um estilo de vida maioritariamente sedentário ainda influencia negativamente a saúde metabólica.
Quando se senta a uma secretária ou no sofá por um longo período, o corpo deixa de produzir as substâncias químicas necessárias para digerir os açúcares e gorduras. Em consequência, a circulação deteriora-se. Estar sentado à secretária durante muito tempo também agrava a dor nas costas. Os músculos fazem uma pausa e permitem que a cadeira suporte a parte superior do corpo. Isto leva à compressão dentro do peito e cavidade abdominal, bem como a curvatura dos ombros e coluna.
Trabalhar em pé durante 5 minutos a cada hora, proporciona os seguintes benefícios:
Quem sabe? Após várias semanas de intervalos de 5 minutos em pé, pode descobrir que prefere trabalhar de pé. Se assim for, seria aconselhável investir numa estação de trabalho em pé, com design ergonómico e altura ajustável a qualquer secretária.
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina