Sábado, 10 de Outubro de 2015

Comer tarde à noite pode causar refluxo ácido e cancro

Night eating (10-10-15)

Sabia que comer tarde à noite pode causar doenças graves, incluindo o cancro?

Um hábito de petiscar ao final da noite pode deixá-lo com mais problemas do que alguns centímetros extra à volta da cintura. O aumento da taxa de refluxo ácido e complicações relacionadas, incluindo cancro do esófago, poderiam estar ligadas ao horário tardio das refeições. Pior ainda, as curas comuns podem fazer mais mal do que bem. Não só os medicamentos anti-refluxo não conseguem muitas vezes aliviar os sintomas, mas estes medicamentos também podem aumentar o risco de desenvolver cancro.

Mais de 40% de americanos adultos são afectados pelo refluxo ácido. Esse número continua a aumentar, juntamente com casos de cancro do esófago, que subiram 500% desde a década de 1970. Assim, não surpreende que o negócio anti-refluxo esteja em franca expansão: os lucros combinados das vendas de medicação anti-refluxo, com receita médica ou de venda livre, ultrapassam 13 mil milhões de dólares (cerca de 11,6 mil milhões de euros) anualmente. No entanto, segundo as últimas pesquisas, estes tratamentos têm pouco ou nenhum benefício. 

As estatísticas sobre os medicamentos anti-refluxo e a prevenção do cancro são especialmente terríveis, segundo um estudo dinamarquês efectuado com um grupo de 9883 pacientes diagnosticados com esófago de Barrett − uma condição pré-maligna que evolui frequentemente para cancro do esófago.

A equipa dinamarquesa seleccionou 140 casos de alto risco para determinar se os inibidores da bomba de protões (IPP), um medicamento anti-refluxo comum, tinham efeitos protectores contra o cancro. Os pesquisadores não encontraram nenhuma indicação de que o IPP ajudou a prevenir o cancro. Muito pelo contrário, na verdade: o uso a longo prazo dos IPP pareceu aumentar substancialmente o risco de cancro.

Embora alguns sintomas de refluxo ácido sejam bem conhecidos, outros são mais subtis e fáceis de ser negligenciados. Juntamente com azia e indigestão, o refluxo pode causar:

  • Tosse
  • Gotejamento pós-nasal
  • Dificuldade em engolir
  • Rouquidão e pigarro crónico
  • Asma

O refluxo das vias aéreas é muitas vezes uma condição “silenciosa”, não acompanhada por nenhum dos indicadores digestivos clássicos.

O dr. Jaime Koufman, um dos maiores especialistas em refluxo, tem utilizado modificações na dieta e no estilo de vida para eliminar o refluxo ácido das vidas de dezenas de milhares de pacientes, ao longo dos últimos 35 anos. A melhor maneira de tratar o refluxo, segundo Koufman, é evitar comer durante pelo menos 3 horas antes de ir para a cama.

O dr. Koufman acredita que comer a horas mais tardias é a razão principal para o aumento vertiginoso da doença do refluxo. Nos Estados Unidos, factores como mais horas de trabalho, fazer exercício depois do trabalho, confraternizar em bares e petiscar enquanto se vê televisão criaram uma cultura de comedores nocturnos.

Para piorar a situação, nos Estados Unidos, comer ao final noite significa geralmente grandes porções de alimentos muito processados, que contêm quantidades excessivas de açúcar e gordura. Os europeus também comem à noite. Contudo, ao contrário dos americanos, eles têm poucos casos de refluxo. Provavelmente, o segredo está no controlo das doses. Uma taça típica francesa de gelado contém uma única bola, enquanto nos Estados Unidos a média são 3 bolas de tamanho grande.

Os pacientes de Koufman relataram que, ao comer mais cedo, puseram termo a condições aparentemente não relacionadas com o refluxo, tais como:

  • Sinusite
  • Apneia do sono
  • Alergias
  • Diabetes

Jantar mais cedo pode exigir uma grande reforma no estilo de vida, mas as evidências indicam que isso poderia ser muito compensador. 

http://undergroundhealthreporter.com/nighttime-eating-may-cause-acid-reflux-and-cancer/

  

publicado por Rui Vaz às 22:12
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS