Quinta-feira, 6 de Agosto de 2015

Comer tarde à noite faz engordar?

Isso é um MITO.

Ao contrário da crença popular, comer tarde à noite não provoca aumento de peso. O corpo processa os alimentos da mesma maneira, não importa em que altura do dia se coma. Não é quando se come, mas o tipo de alimento que se come que provoca aumento de peso.

Um estudo publicado na revista Obesidade instigou realmente o mito de que comer tarde à noite faz ganhar peso. Os pesquisadores da Universidade do Noroeste descobriram que os ratos que comiam tarde à noite ganhavam o dobro do peso, mesmo se a quantidade de calorias consumidas fosse a mesma. O problema é que este estudo foi realizado em ratos e não se correlaciona com os seres humanos. O motor real por trás do ganho de peso dos ratos é desconhecido. 

Um estudo diferente em macacos rhesus mostrou exactamente o oposto. Os cientistas da Universidade de Saúde e Ciência do Orégão descobriram que os macacos que comiam tarde à noite não tinham maior propensão a ganhar peso do que os macacos que comiam mais cedo durante o dia.

A evidência empírica também suporta o mito de que comer tarde à noite faz ganhar peso. A maioria das pessoas acha que ganham peso quando não resistem aos lanches nocturnos. Este fenómeno não significa que o metabolismo fique mais lento à noite − afinal, o corpo continua a queimar calorias − mas sim que o tipo de alimentos comidos à noite são ricos em calorias e tendem a ser consumidos em grande quantidade!

Gelado, biscoitos e batatas fritas são comidas populares ao final da noite, mas também são extremamente ricas em calorias. Comem-se ao ver televisão ou navegar na internet, o que leva a comer sem necessidade e a mais calorias consumidas. Quando os especialistas em nutrição recomendam comer antes de um determinado período de tempo (como 20h), não é porque o metabolismo não queime as calorias à noite, mas para impedi-lo de exagerar! Comer 90% das calorias algumas horas antes de dormir também ajuda a regular o açúcar no sangue e a controlar a fome e as compulsões alimentares.

Comece o dia com um pequeno-almoço bastante calórico, a fim de alavancar o metabolismo e incentivar escolhas alimentares saudáveis durante todo o dia. Tente comer uma refeição rica em proteínas e fibras ao jantar para se sentir mais saciado e não sucombir aos festins nocturnos de açúcar. E faça um lanche saudável antes de ir para a cama, o seu metabolismo vai cuidar dele enquanto dorme. 

http://undergroundhealthreporter.com/fact-or-myth-does-eating-late-at-night-make-you-gain-weight/

 

publicado por Rui Vaz às 07:56
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