Muitas vezes me perguntam qual é a única coisa mais importante que se pode fazer para manter o cérebro a funcionar ao máximo e prevenir o envelhecimento cerebral. A resposta é fácil. Se deseja os níveis mais altos de desempenho e manter uma vida inteira de saúde óptima do cérebro, deve vigiar aquilo que põe no prato. É tão simples como isso. A nutrição é a ferramenta mais importante para se manter física e mentalmente apto, e é de longe a ferramenta mais subutilizada.
O plano de refeições para um cérebro melhor dar-lhe-á as ferramentas necessárias para fazer boas escolhas, de modo a que possa tirar proveito do poder de uma boa nutrição.
Do ponto de vista de um neurologista, a dieta padrão americana é um pesadelo. Está repleta com gordura de baixa qualidade que pode tornar as células do cérebro lentas, mas é escassa em gordura saudável que pode manter as células do cérebro flexíveis e “espertas”. Está cheia de comida muito processada e deficiente em nutrientes, saturada de açúcar e aditivos químicos que convidam praticamente os radicais livres e a inflamação a invadir o cérebro. Se eu tivesse de planear uma dieta com o único propósito de criar uma epidemia de mau funcionamento cerebral, envelhecimento cerebral acelerado, transtornos de humor e outros problemas neurológicos, seria esta que a maioria dos americanos já está a seguir.
Felizmente, a comida é medicina poderosa. Mudanças simples na dieta podem proteger o corpo e o cérebro contra o envelhecimento, a debilidade e a doença. Há uma escolha a fazer. Não temos de seguir a dieta americana padrão e continuar a andar por aí numa névoa de esquecimento! Tire para fora do prato os alimentos sem valor nutritivo, ricos em amido e gordura (grãos refinados e processados, como pão branco, arroz branco, batatas fritas, macarrão branco, cereais açucarados) e substitua-os por comida a sério, como cereais integrais não processados, cheios de vitaminas B que aumentam a capacidade mental, e frutas e vegetais ricos em antioxidantes. Elimine as fontes desnecessárias de açúcar (como refrigerantes e outras bebidas açucaradas, e petiscos), que estão a acrescentar esses quilos extra e aceleram descontroladamente a formação de radicais livres. Compre produtos orgânicos e carnes isentas de aditivos químicos, como pesticidas, hormonas de crescimento e antibióticos, que podem espalhar a inflamação por todo o corpo. Todas essas mudanças podem totalizar benefícios de saúde significativos, tanto para corpo como para a mente.
De: “The Better Brain Book” − David Perlmutter (Riverhead Books, 2004)
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina