Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015

Dê mais sabor com tempero de torta de maçã

O tempero de torta de maçã é o ingrediente perfeito para pratos quentes de Inverno e conversas à lareira. E está impregnado com várias dádivas saudáveis anti-envelhecimento! Feito com as especiarias picantes, gengibre, canela, pimenta da Jamaica, cardamomo, noz-moscada e cravinho, o tempero de torta de maçã é um tesouro de benefícios anti-inflamatórios, antibacterianos e anti-sépticos. Vamos analisar, um por um, os méritos para a saúde destes actores excepcionais.

Gengibre

O gengibre tem sido elogiado, desde há séculos, como uma potência anti-inflamatória que ajuda a manter o coração saudável e as artérias livres de placa, ao diminuir os níveis do “mau” colesterol LDL e prevenir a oxidação. Fortalece o sistema imunológico, afastando os resfriados e gripes do Inverno, e oferece suporte antibacteriano contra os fungos. Sem esquecer a sua qualidade medicinal mais popular como poderoso auxiliar digestivo e inibidor das náuseas! 

Canela

As propriedades anti-inflamatórias da canela são de longo alcance, sendo particularmente eficazes para aliviar a dor muscular e articular sintomática da artrite. Também se demonstrou que ajuda a prevenir doenças da gengiva, cáries dentárias e infecções do trato urinário, e a defender contra bactérias nocivas como a E. coli. Ajuda a proteger contra doenças cardíacas e diabetes, ao diminuir os níveis de glicose no sangue, triglicerídeos e o nível da hemoglobina A1C, aumentando a sensibilidade à insulina.

Pimenta da Jamaica

A pimenta da Jamaica está repleta de vitamina A, vitamina B6, riboflavina, vitamina C, niacina, ferro, cobre, selénio, manganês, magnésio e potássio. Ajuda a optimizar a função do tracto gastrointestinal, ao promover a motilidade do intestino. A pimenta da Jamaica também é uma notável planta medicinal anti-envelhecimento. Um estudo in vitro (tubo de ensaio), publicado na revista Pesquisa em Produtos Naturais, em Janeiro de 2011, mostrou que o eugenol, um dos principais compostos desta planta, era extremamente eficaz a neutralizar os radicais livres que causam dano oxidativo às células. O eugenol também demonstrou capacidades de ligação ao metal, o que significa que a pimenta da Jamaica poderia auxiliar na eliminação de metais pesados do corpo, como mercúrio e chumbo.

Cardamomo

O que é que dá ao chá indiano (chai) o extraordinário sabor quente e picante? O cardamomo! Na Ásia, o cardamomo é valorizado pela sua capacidade de estimular a circulação e aumentar a energia. No Médio Oriente, é usado como afrodisíaco. A investigação mostra que também ajuda a melhorar a digestão e tratar a asma, halitose e bronquite, e é um potenciador comprovado do humor. Embora o cardamomo garanta uma boa dose de vitaminas A, C, B6, riboflavina, cálcio, potássio, zinco, magnésio, tiamina, fibras e ferro, é mais conhecido pelo seu teor de manganês. Apenas uma colher de sopa de cardamomo fornece 80% da dose diária recomendada de manganês!

Noz-moscada

Um estudo de cultura de tecidos de pele humana, publicado em Boletim Biológico e Farmacêutico, destacou um composto anti-envelhecimento particularmente eficaz na noz-moscada − macelignano. Verificou-se que o macelignano protege as células contra a radiação ultravioleta, ao suprimir a actividade de enzimas destrutivas, bem como estimular a produção de colagénio. Outra pesquisa mostra que a noz-moscada pode contribuir para aliviar problemas digestivos. Ela contém ainda um ingrediente chamado miristicina, que ajuda o cérebro a permanecer em boa forma e defende contra enfermidades degenerativas, como a doença de Alzheimer.

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia tem a maior pontuação ORAC (o que significa que contém o máximo de antioxidantes) entre qualquer outro tempero! O dr. Mercola apelidou-o de “canela em esteróides”, porque oferece ainda mais alívio da dor muscular e articular! Tendo uma alta concentração de eugenol, o cravo-da-índia actua como anestésico para dores de garganta, de dentes e das gengivas, e também ajudar a curar doenças respiratórias como bronquite e asma. Um artigo na revista Moléculas, em Maio de 2012, elogia o cravo-da-índia pelas suas propriedades antioxidante, anti-inflamatória e anti-cancro. Adicionar um quarto de colher de chá às refeições, todos os dias, pode até mesmo ajudar a proteger o coração, devido ao composto capsaicina.

Eis uma receita caseira do tempero de torta de maçã. As medidas propostas são meras sugestões. Ajuste as quantidades ao seu gosto.

  • 1 colher e meia de chá de gengibre
  • 4 colheres de sopa de canela
  • meia colher de chá de cardamomo
  • 2 colheres de chá de noz-moscada
  • um quarto de colher de chá de cravinho
  • 1 colher de sopa de pimenta da Jamaica

Misture todos os ingredientes e guarde num recipiente de vidro hermético para desfrutar a seu bel-prazer! 

http://undergroundhealthreporter.com/16752/

 

publicado por Rui Vaz às 22:58
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS