A lavanda ou alfazema é mais do que apenas um aroma perfumado que dá prazer. A partir da planta lavanda, obtém-se o óleo de lavanda, uma solução altamente terapêutica que pode ser utilizada para tratar uma grande variedade de condições de saúde, desde problemas de pele até distúrbios respiratórios e digestivos. Vamos explorar os usos tópicos e aromaterapêuticos deste poderoso óleo essencial.
O óleo de lavanda é único pelo facto de ser um dos poucos óleos que não precisam de ser diluídos num óleo de suporte e pode ser aplicado directamente na pele. O óleo de lavanda de grau terapêutico tem propriedades regeneradoras da pele e pode ajudar a acelerar a cicatrização de cortes, feridas e cicatrizes. Elogiado pelas suas características antifúngicas e anti-sépticas, o óleo de lavanda supostamente ajuda a curar:
É também um agente eficaz contra a acne, porque combate a bactéria que provoca a formação das espinhas. Quando aplicado topicamente, ajuda a proteger contra as cicatrizes da acne.
O óleo de lavanda é inclusive usado para tratar a queda do cabelo, particularmente a alopecia, uma desordem auto-imune em que o corpo rejeita os folículos pilosos. Um estudo mostrou que 40% dos homens que aplicaram regularmente óleo de lavanda no couro cabeludo tiveram um crescimento do cabelo significativo.
Uma massagem com óleo de lavanda no pescoço, peito ou nas costas pode ajudar a expelir o catarro e aliviar o congestionamento causado por problemas respiratórios, como infecções de garganta, gripes, resfriados e bronquite. Do mesmo modo, pode aliviar dores musculares e articulares, e dores associadas com o envelhecimento ou lesões.
Os vapores do óleo de lavanda são famosos pelo seu efeito paliativo, acalmando o estresse, ansiedade e inquietação. Respirar lavanda é um remédio eficaz para a insónia, e pode até ajudar a combater a depressão, enxaquecas e dores de cabeça. Um estudo mostrou que uma inalação de óleo de lavanda pode aumentar a função cerebral, melhorando as probabilidades de um bom desempenho num exame ou projecto de trabalho. Tem sido mesmo defendido como um impulsionador da circulação e auxiliar da digestão!
O óleo de lavanda pode ser comprado como um óleo essencial, e é também um ingrediente de destaque em loções cosméticas e cremes para a pele. Assegure-se que o compra a um fornecedor de óleo essencial de alta qualidade para garantir um óleo de lavanda de grau terapêutico.
Atenção: Não ingira óleo de lavanda, o qual só deve ser aplicado topicamente ou inalado através da aromaterapia. A ingestão de óleo de lavanda pode causar complicações graves, incluindo náuseas, vómitos, diarreia e problemas de visão.
http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-lather-on-the-lavender-oil/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina