Quando tem uma dor de cabeça, lhe doem as costas, faz uma rotura muscular ou sofre de cólicas menstruais, o mais provável é que pegue num medicamento analgésico de venda livre para o ajudar a sentir-se melhor.
Não precisa de receita médica, o custo é razoável e o alívio, embora temporário, é bastante imediato. Pode usá-los todos os dias sem pensar sequer nisso. O facto desses medicamentos para a dor serem comuns não os torna seguros. Por outro lado, o facto de um remédio ser menos comum não o torna pouco seguro.
É provável que já tenha tomado pelo menos um destes medicamentos − talvez todos eles, uma vez ou outra − e pode haver efeitos colaterais para a sua saúde de que nunca suspeitou. Se costuma usar medicação de venda livre para a dor, há algumas coisas que precisa de saber.
Todos os anos nos Estados Unidos, mais de 100 000 pessoas são hospitalizadas devido a problemas com medicamentos analgésicos de venda livre. Mais de 16 000 mortes são atribuídas a esses fármacos, anualmente.
Os 3 analgésicos de venda livre mais perigosos são:
1. Use com cuidado: Acetaminofeno (paracetamol)
A maioria das pessoas utiliza-o para aliviar a dor e reduzir a febre.
É receitado regularmente pelos médicos, quando uma doença não é bastante grave para exigir uma prescrição. É a razão principal das chamadas para os Centros de Controlo de Venenos, nos EUA, e causa mais de 50 000 visitas aos serviços de urgência, todos os anos!
O uso prolongado de produtos com acetaminofeno é responsável por 50% de todos os casos diagnosticados de insuficiência hepática aguda. O acetaminofeno tem a maior taxa de “overdose escalonada” − tomar um pouco mais do que o recomendado ao longo do tempo − o que se torna difícil de detectar e pode danificar o fígado, cérebro e rins.
Os médicos descobriram que as pessoas que sofrem de dor contínua − como uma dor de dentes − eram mais propensas a dizer para si mesmas: “Se dois comprimidos são bons, então três são melhores.” A lesão hepática pode ocorrer antes de ser detectado um único sintoma de overdose de acetaminofeno (paracetamol).
Visto que estes medicamentos para a dor podem ser comprados sem receita médica, nem sempre se presta atenção à leitura dos riscos e contra-indicações. Os pacientes com uma overdose de acetaminofeno (paracetamol) podem necessitar um transplante de fígado, o que acarreta perigo de morte.
2. Use com cuidado: medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE)
Estes medicamentos de venda livre são usados para aliviar a dor e reduzir a inflamação.
Pessoas com dor crónica, lesões de prática desportiva e doenças como a artrite são aconselhadas a tomar esses medicamentos perigosos para aliviar os sintomas.
Perigos do uso dos AINE a longo prazo:
O consumo de álcool ao tomar AINE aumenta o risco de complicações graves, como hemorragia gastrointestinal e úlceras perfuradas. Se beber álcool regularmente, deve consultar o médico antes de tomar um medicamento anti-inflamatório, quer seja de venda livre ou de receita médica.
3. Use com cuidado: Aspirina
Também conhecida como acetilsalicilato, por regra a aspirina é mais indicada para a saúde do coração. Pode não se aperceber que é também um anti-inflamatório não-esteróide, pois é considerada um produto distinto.
No entanto, o uso prolongado da aspirina − mesmo a variedade tamponada ou revestida − aumenta o risco de hemorragia e úlceras gastrointestinais.
A pesquisa científica também provou que, pelo menos, 90% dos casos diagnosticados de síndrome de Reye foram causados pela aspirina. Trata-se de uma patologia rara mas grave, mais comum em crianças e adolescentes, que provoca edema no cérebro e fígado.
Aproximadamente 10% das pessoas diagnosticadas com a síndrome de Reye irão morrer, apesar do tratamento. A aspirina e produtos que contenham acetilsalicilato nunca devem ser dado aos jovens.
A possibilidade de comprar um medicamento de venda livre não significa que não se trate de um fármaco potente e potencialmente letal.
Philippe Berenger, especialista em gestão da dor na Clínica de Cleveland, explicou: “Os pacientes misturam estas drogas. Eles estão a tomar paracetamol sem controlar a quantidade. Em seguida, tomam um remédio com acetaminofeno para a constipação. Depois, o médico prescreve um medicamento com acetaminofeno. De repente, já estão em doses tóxicas.”
Descubra alternativas seguras e eficazes à perigosa medicação analgésica de venda livre, com os analgésicos 100% naturais mais fortes do mundo, que curam o corpo enquanto aliviam a dor.
Já ouviu falar de Mojave Yucca? Parece o nome de algum antigo salão do Oeste selvagem. Mas antes de arriscar a sua saúde, descubra como é um dos 12 ingredientes mais poderosos e seguros para aliviar a dor!
http://undergroundhealthreporter.com/dangers-of-otc-pain-relievers/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina