Terça-feira, 3 de Novembro de 2015

Exercício físico

Exercício (03-11-15)

Se o estresse está enraizado nos factores estressantes da vida diária − estresse no trabalho, estresse financeiro, estresse familiar − passar algum tempo fora da rotina diária a “destressar” pode ser extremamente útil. Eu estou sobrecarregado com pacientes para atender, e tento estar disponível para eles, sempre que precisam de mim. Tenho dois filhos fantásticos, e uma esposa maravilhosa, mas eles também exigem atenção. Às vezes, sinto-me puxado em todas as direcções. Então, o que faço para ficar centrado e são de espírito? Não importa quão ocupado eu possa estar, faço uma pausa de uma hora todos os dias, na hora do almoço, e exercito-me no ginásio. O exercício é um grande apaziguador do estresse − queima o excesso de hormonas do estresse rápida e eficazmente. Também reduz o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro. Ao tirar esse tempo para mim, sempre que possível, estou melhor equipado para cuidar dos outros. Não estou a dizer que todos devem ir ao ginásio para aliviar o estresse − francamente, algumas pessoas podem achar os ginásios muito estressantes. Acredito que toda a gente precisa de alguma actividade que permita soltar o estresse diário e fortalecer o espírito.

O exercício também é um grande impulsionador do humor. Vi recentemente um estudo que concluiu que o exercício moderado funcionou tão bem como a prescrição de antidepressivos no tratamento da depressão. Se é mal-humorado e irritadiço, um programa regular de exercícios pode ajudar a colocá-lo novamente no estado de espírito certo.

Há ainda uma outra razão convincente para fazer do exercício uma parte regular da sua vida. Ele pode mesmo salvar o cérebro. Um mero programa de exercício moderado − dar um passeio de 20 minutos todos os dias − pode reduzir o risco da doença de Alzheimer em 30 por cento!

Quero salientar que não tem de se tornar um atleta, mas deve fazer pelo menos 30 minutos de algum tipo de actividade física, durante cinco dias por semana. Idealmente, deve fazer uma combinação de aeróbica (exercício cardiovascular para melhorar a função cardíaca e a circulação) e musculação (fazer músculo). Se nunca fez exercício antes, ou precisa de ser motivado, pode achar útil juntar-se a uma classe de ginástica ou contratar um instrutor de aptidão física (fitness), pelo menos até se sentir com confiança suficiente para fazê-lo por si próprio. Seja como for, faça algo para queimar calorias e fortalecer os músculos. Se não pode suportar a ideia de uma aula de exercícios estruturados, pode usar um ciclo estacionário ou andar de bicicleta ao ar livre. Mesmo uma caminhada rápida todos os dias pode ser benéfica e ajudar a melhorar o tónus muscular. Faça o que fizer, é fundamental que reserve algum tempo, pelo menos cinco dias por semana, para fazê-lo. O compromisso consigo mesmo é tão importante quanto o compromisso com os outros. Não o quebre!

De: “The Better Brain Book” − David Perlmutter (Riverhead Books, 2004) 

 

publicado por Rui Vaz às 21:12
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Faísca Maria a 30 de Março de 2016 às 00:11
Um bom conselho: o exercício físico faz bem à saúde.
Obrigada pelo artigo.
De Andre Miguel a 4 de Julho de 2016 às 22:37
Sem duvida que para manter a saude cardiovascular e baixar o colesterol (http://colesterolalto.pt/baixar-o-colesterol-alto/)
De Cláudia Rocha a 10 de Agosto de 2016 às 17:59
Olá :) o meu nome é Cláudia e sou relativamente nova no "mundo" dos blogs. O meu site tem como tema o pensamento positivo e Lei da Atração, e sinto que possivelmente não seja um tema muito popular em Portugal, mas gostaria de encontrar pessoas que se interessem por este assunto. Como blogger, o que achas que posso fazer para divulgar mais o meu conteúdo e encontrar pessoas que se identifiquem? Obrigada pela atenção, deixo aqui o link para o meu último post e o meu email (vibehigh@hotmail.com): http://www.vibe--high.com/2016/08/5-sinais-de-que-te-preocupas-demasiado.html.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS