Os saltos de ginástica podem ser uma reminiscência dos tempos da escola primária, mas realmente nunca saíram fora de moda. Eles são uma componente regular dos exercícios de treino vigorosos e uma maneira excelente de fazer um intervalo na vida sedentária, aumentar a frequência cardíaca, queimar algumas calorias e derreter um pouco de gordura. Até mesmo um minuto de intervalo a dar saltos pode fazer maravilhas pela felicidade, saúde e bem-estar geral.
Eis como os saltos de ginástica dão um impulso à saúde e forma física:
- Benefícios aeróbicos: Os saltos de ginástica são principalmente um exercício aeróbico que ajuda a tonificar o sistema cardiovascular e promover uma saúde mais forte do coração. Um minuto de saltos eleva a frequência cardíaca e força a respirar mais fundo, o que vai fornecer uma grande quantidade de oxigénio para a corrente sanguínea e os músculos. Este fluxo de oxigénio obriga o corpo a queimar mais calorias e gordura.
- Funcionamento de todo o corpo: Ao invés de exercícios mecânicos isolados que visam músculos específicos, os saltos são um exercício para o corpo inteiro, que promove movimentos funcionais para o manter forte, saudável e em boas condições físicas durante toda a vida. Todos os grupos musculares estão envolvidos ao mesmo tempo, e até os músculos abdominais são exercitados!
- Flexibilidade e tónus: Embora os saltos possam não resultar em pernas muito musculadas, eles vão aumentar tanto a flexibilidade como o tónus. Os saltos trabalham os músculos gémeos, glúteos, deltóides, dorsais e reto interno. As fibras musculares são fortalecidas e os depósitos de gordura diminuem para dar lugar aos músculos visivelmente mais tonificados.
- Auxiliar hormonal: Os nossos genes anseiam movimentos breves, de alta intensidade e corpo inteiro, como os saltos, que libertam endorfinas de bem-estar e cortisol na corrente sanguínea. Uma única sessão de saltos pode mesmo fazer-nos mesmo pular de alegria!
- Perda de peso: Como parte do seu programa Desafio para Perder Peso, o especialista em forma física (fitness) e nutricionista Joy Baeur recomenda dar 100 saltos de ginástica, três vezes por dia, a fim de queimar 60 calorias extra. Tudo somado, isso representa mais 420 calorias queimadas por semana!
Existem duas fases nos saltos de ginástica: a fase de abdução, em que se salta com os pés afastados à largura da anca, e a fase de adução, em que se salta com os pés de novo juntos. Há também muitas outras variações de saltos que se podem executar.
Pode simplesmente fazer 30-60 segundos de saltos clássicos ao seu próprio ritmo.
Também pode fazer um intervalo de alta intensidade com sprints de saltos:
- 15 segundos do máximo de saltos que puder, seguidos por 15 segundos de descanso
- 30 segundos do máximo de saltos que puder, seguidos por 30 segundos de descanso
- 60 segundos do máximo de saltos que puder, seguidos por 60 segundos de descanso
Ou pode improvisar e variar o tipo de saltos:
- Tente saltos agachados: ou salte numa posição agachada, ou agache-se e depois salte para cima (com os pés levantados do chão).
- Vá com calma e modifique o salto, dando um passo para o lado com uma perna de cada vez.
- Divirta-se com saltos cruzados, entrecruzando os pés no salto para dentro.
- Em vez de saltar para fora, levante os joelhos bem alto, ou mesmo salte para trás numa investida!
http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-just-do-some-jumping-jacks/