Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015

Faça um intervalo com manteiga de nozes

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Tire cinco minutos do seu dia para um petisco aprazível: manteiga de noz espalhada em qualquer coisa, desde um talo de aipo até uma fatia de pão de trigo integral. Ponha por cima um pouco de mel e morangos e aí tem cinco minutos deliciosos e saudáveis! Ricas em gorduras monoinsaturadas e polifenóis, as manteigas de nozes ajudam a proteger contra as doenças cardíacas e mantêm todos os sistemas do corpo a funcionar ao melhor nível.

As gorduras monoinsaturadas são gorduras com uma ligação dupla (não saturada) de carbono na molécula. Líquidas à temperatura ambiente, as gorduras monoinsaturadas, como o azeite, devem fazer parte de uma dieta saudável para o coração. De acordo com a Associação Americana do Coração, as gorduras monoinsaturadas ajudam a diminuir o mau colesterol no sangue e a reduzir o risco de doença cardíaca e derrame cerebral. A Faculdade de Medicina de Harvard assegura que comer 60 gramas de nozes por semana pode reduzir significativamente o risco de doença cardiovascular. 

As manteigas feitas com amêndoa, castanha de caju, macadâmia, noz e avelã, entre outros frutos oleaginosos, são ricas em nutrientes como a vitamina E, que ajudam o corpo a construir e manter células saudáveis. Se não for alérgico a nozes, escolha uma das seguintes manteigas saudáveis de frutos oleaginosos.

Manteiga de noz

As nozes e a manteiga de noz têm a maior concentração de ómega-3 anti-inflamatórios. (Contudo, contêm igualmente níveis elevados de ómega-6, portanto se estiver à procura de estabilizar um rácio ómega-6 vs. ómega-3 fora de controlo, pode ser melhor optar por outra manteiga de frutos secos que não vá aumentar, ao mesmo tempo, os níveis de ómega-6).

A manteiga de noz também é rica em polifenóis, antioxidantes poderosos que fazem baixar o colesterol no sangue, aumentam o fluxo sanguíneo e reduzem a inflamação. Um estudo publicado na revista Comida e Função, relatou que, em comparação com outros nove frutos secos, as nozes tinham a maior quantidade de polifenóis.

Manteiga de amêndoa

Os adeptos da manteiga de amêndoa chamam-lhe logo uma vencedora, quando se consideram os seus benefícios. Bastam só 30 gramas para proporcionar 50% do valor diário recomendado de vitamina E. A manteiga de amêndoa também é rica em cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro. É a manteiga de frutos secos com o maior teor em fibra e o menor em gordura saturada.

Segundo os pesquisadores na Clínica de Nutrição no Hospital St. Michael, em Toronto, as amêndoas pode diminuir substancialmente os factores de risco de doença cardíaca, quando adicionadas à dieta.

Manteiga de macadâmia

De todas as manteigas de frutos secos, a manteiga de macadâmia está em primeiro lugar em gordura monoinsaturada (84%). Possui o rácio ómega-3 vs. ómega-6 mais favorável, tendo um baixo teor em ambos os ácidos gordos essenciais, e fornece todos os aminoácidos essenciais. A manteiga de macadâmia é uma grande fonte de ferro, que ajuda a transportar e armazenar o oxigénio, bem como a dirigir o metabolismo. Rica em cobre, essencial para a saúde do sistema nervoso, e fibra, que protege contra doenças digestivas, a manteiga de macadâmia tem uma classificação excelente como delícia de 5 minutos.

Manteiga de caju

Se está a tentar manter uma dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas, a manteiga de caju deve ser a sua escolha. Contém todos os aminoácidos essenciais, que promovem o metabolismo e ajudam a reparar os tecidos do corpo, e está bem provida de magnésio para músculos saudáveis e uma função imunológica forte. 

http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-take-a-nut-butter-break/ 

  

publicado por Rui Vaz às 22:07
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