Facto: as mulheres gregas têm uma incidência 50% menor de cancro da mama do que as mulheres americanas e os homens gregos uma incidência 80% menor de cancro da próstata do que os homens americanos.
A pesquisa sugere que as menores taxas de cancro poderiam ser atribuídas à dieta mediterrânica, rica numa erva aromática muito potente que se demonstrou ter a capacidade de destruir as células cancerosas. O tomilho, Thymus vulgaris na designação botânica, é tradicionalmente elogiado pelas suas propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-fúngicas, mas podemos agora acrescentar uma nova competência ao seu currículo − o tomilho mata as células cancerosas!
Os pesquisadores confrontaram o tomilho com outros nove óleos essenciais para ver qual deles demonstrava o maior potencial para combater o cancro. O tomilho surgiu como claro vencedor, seguido do jasmim e da canela. Após 72 horas e numa concentração de apenas 0,025% o tomilho matou 97% das células humanas de cancro da próstata in vitro, e numa concentração de 0,05% eliminou 98% das células humanas de cancro da mama in vitro. O estudo, publicado em 2010 na revista Moléculas, também mostrou que o tomilho desencadeou a apoptose (morte celular) em células de cancro do pulmão.
Outros estudos sugerem que o tomilho é eficaz contra os cancros da boca e do ovário, e a revista Comunicações de Produtos Naturais publicou um estudo que indicava o efeito protector do tomilho contra o cancro do cólon. A revista Nutrição e Cancro também relatou que o tomilho selvagem estimulava a morte celular em células de cancro da mama.
O tomilho é um tratamento popular para doenças respiratórias, como bronquite e tosse convulsa. O tomilho é igualmente um poderoso anti-reumático, que ajuda a tratar a artrite e o reumatismo, ao estimular a circulação e aumentar a micção, eliminando assim as toxinas, como o ácido úrico, da corrente sanguínea. O tomilho também ajuda a aliviar a acne, dor de garganta, dor de estômago, diarreia e acumulação de fungos.
Adicione folhas de tomilho como um complemento saboroso aos seus pratos favoritos. Se não gosta muito de cozinhar, delicie-se com um chá de tomilho. Misture uma colher de chá de folhas num copo de água, durante 10 a 15 minutos, e desfrute diariamente.
Também pode respirar óleo essencial de tomilho com um difusor aromático, ou usá-lo para tratar a acne diluindo-o com água de rosas e aplicando como um tónico.
Para tratar doenças respiratórias ou outras doenças de pele, dilua o óleo essencial de tomilho num óleo de suporte, como óleo de amêndoas doces ou óleo de jojoba, e massage nas áreas afectadas.
Uma palavra de advertência: O tomilho é uma planta medicinal potente, especialmente sob a forma de óleo. Não use se estiver grávida ou tem a pressão arterial elevada.
http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-take-a-thyme-out/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina