Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015

Mantenha um diário de gratidão

Gratidão (29-10-15)

Você saúda o dia com um sorriso ou um gemido? É fácil acordar do lado errado da cama, quando vivemos a vida num ritmo tão frenético, com listas de tarefas a executar. Há tanta coisa para fazer (e tão pouco que queremos realmente fazer!). Tudo o que precisamos é menos de 5 minutos por dia para transformar emoções negativas num estado positivo, o que não ajuda só a sentir-se bem − uma atitude positiva fortalece o sistema imunológico, aumenta o bem-estar geral, e melhora os hábitos alimentares e de exercício. Escrever apenas cinco coisas pelas quais está grato, num diário de gratidão, treina o cérebro para se focar no positivo, e treina o corpo para se concentrar na cura!

Quando pensa negativamente, prende literalmente o cérebro num canto. A pesquisa mostrou que o cérebro reage aos pensamentos e emoções negativas, reduzindo as opções. Quando acorda a repreender-se por ter enchido a barriga de bolachas, na noite anterior, ou por desleixar a rotina de exercícios, o cérebro concentra-se em sentimentos de raiva, vergonha e estresse que giram num ciclo de emoções e comportamentos negativos. Quando acorda a sentir-se positivo, o cérebro expande as possibilidades, a força de vontade fortalece-se, a motivação aumenta, e constrói melhores competências e recursos para viver uma vida saudável e feliz.

Barbara Fredrickson, especialista nos benefícios do pensamento positivo, dividiu pessoas em cinco grupos, e exibiu a cada grupo uma cena diferente de um filme. O grupo 1 assistiu a cenas que desencadearam emoções positivas. O grupo 2 foi estimulado por imagens de contentamento. O grupo 3 assistiu a cenas neutras, destinadas a não produzir qualquer emoção. O grupo 4 viu fotos que estimularam sentimentos de medo, e o grupo 5 imagens que produziram sentimentos de raiva.

Depois de verem os filmes, os participantes foram convidados a imaginar-se num cenário semelhante ao que tinham acabado de ver. Aqueles expostos a cenas de felicidade e contentamento escreveram significativamente mais opções do que aqueles expostos a emoções negativas e neutras.

Um estudo publicado no Jornal de Pesquisa em Personalidade mostrou como a escrita positiva pode gerar benefícios para a saúde. Noventa estudantes universitários foram divididos em dois grupos. Ao longo de três dias, o grupo 1 escreveu acerca de uma experiência positiva, enquanto o grupo 2 escreveu a respeito de um tópico para controlo. Surpreendentemente, dois a três meses depois, os indivíduos que escreveram sobre um evento positivo relataram melhor humor, menos visitas ao médico, e menos doenças.

Manter um diário de gratidão é simples. Tenha um caderno ao lado da cama − até pode guardar o diário de gratidão como uma lista no smartphone! Acorde, esfregue o sono dos olhos, e anote cinco coisas pelas quais está grato. Não tem de ser nada que faça abanar o mundo. Pode estar grato pelo batido verde que vai ter ao almoço, o jantar maravilhoso com os amigos na noite anterior, o facto de ter um tecto sobre a cabeça ou o rendimento que aufere − seja criativo! Em breve, irá descobrir que tem bastante para agradecer e irá começar a ver (e sentir) a gratidão em todos os lugares. 

Gratitude journal (29-10-15)

 http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-keep-a-gratitude-journal/ 

 

publicado por Rui Vaz às 22:06
link do post | comentar | favorito (1)

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS