Existe um sério problema de saúde que passa despercebido e se pode manifestar como enfermidade crónica com sérias e devastadores consequências para a saúde. Esse problema chama-se acidose.
A acidose é uma condição física caracterizada por um aumento da acidez no sangue e outros tecidos do corpo. Quando os níveis de pH estão muito baixos, isso significa que o ácido está a corroer o coração, as células do cérebro, os músculos, os ossos, as articulações − praticamente todos os órgãos do corpo − provocando inúmeros problemas de saúde, tais como artrite, cancro, diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, depressão, dor nas articulações, osteoporose, mau funcionamento da bexiga e rins, dificuldades digestivas − e até mesmo o envelhecimento prematuro. Felizmente, é fácil identificar a acidose e revertê-la com passos simples e comprovados, antes que ela destrua a sua saúde.
A acidose afecta todas as actividades e funções celulares. Talvez se lembre das aulas de química, que a escala de pH varia entre 0 a 14, mostrando quão ácida ou alcalina é uma substância:
Para que o sangue possa transportar com eficácia o oxigénio e outros nutrientes vitais, o pH deve permanecer num intervalo muito estreito − 7,36-7,44, embora quanto mais perto estiver de 7,4 tanto melhor. Desvios excessivos em qualquer direcção podem ser perigosos. A maioria dos tecidos no nosso organismo são naturalmente alcalinos. No entanto, quando comemos alimentos formadores de ácidos ou quando exercitamos os músculos, quando estamos expostos à chuva ácida do meio ambiente ou a poluentes no ar ou na água, quando tomamos medicamentos ou mesmo quando respiramos, geramos ácido. Esse ácido deve ser neutralizado de seguida, para manter o pH do sangue em equilíbrio.
É importante saber que na escala de pH há uma diferença de 10 vezes entre cada valor. Assim, um líquido com pH igual a 6 é 10 vezes mais ácido do que a água pura, que se convenciona ter um pH igual a 7, e um líquido com pH igual a 5 é 100 vezes mais ácido do que a água.
A próxima vez que pegar numa lata de refrigerante, tenha em mente que um refrigerante típico tem um pH igual a 3, ou seja, um valor colossal 10000 vezes mais ácido do que a água.
E este não é o único alimento com elevada acidez na dieta americana padrão. Outros infractores incluem:
Comer estes alimentos pode produzir mais 100 mEq (unidade de carga eléctrica) de ácido diariamente − perto do dobro da quantidade que o corpo está equipado para neutralizar!
O corpo mantém um equilíbrio de pH adequado, ao eliminar ou neutralizar os ácidos. Mas quando se produz demasiado ácido, o organismo fica sobrecarregado. À medida que os ácidos se acumulam, o equilíbrio do pH diminui cada vez mais. Eventualmente, na tentativa de restaurar um equilíbrio correcto, o corpo começa a retirar minerais dos ossos, dentes e tecidos vitais.
A acidose destrói o organismo de dentro para fora, criando o ambiente perfeito para os patogéneos prosperarem. Quando o corpo permanece num estado de acidez por um período prolongado de tempo, enfrenta um risco acrescido de doenças e enfermidades.
Todos os nossos órgãos internos sofrem quando os níveis de pH estão fora do normal. A pesquisa indica que a acidose pode ser a causa de muitas formas de cancro. Os estudos têm mostrado que existem dois pré-requisitos ambientais para o desenvolvimento das células cancerosas: a falta de oxigénio e um pH ácido. A acidose cria ambas as condições.
Mesmo que tenha acumulado anos de dano ácido, não é tarde demais. Todos os dias, tem a oportunidade de começar de novo. Não importa quão insalubre tem sido o seu estilo de vida, quanta comida de fraca qualidade ingeriu, quanto álcool consumiu, quantas drogas recreativas tomou ou a quanta poluição foi exposto, ainda assim pode restituir ao seu corpo um pH saudável e proteger a sua saúde futura.
É amplamente reconhecido que os melhores alimentos alcalinizantes incluem frutas (como açaí, camu-camu e o fruto do cacaueiro), vegetais de folhas verdes (como moringa e erva do trigo) e vegetais/algas marinhas (como espirulina e clorela). Quando se consomem esses superalimentos numa base diária, tal é equivalente a inundar o corpo com um elixir alcalinizante que auxilia a cura e restaura a saúde.
O corpo humano tem uma capacidade incrível de regeneração. Se lhe der os materiais de que ele necessita, pode criar um novo “eu” melhorado! Em menos de um ano, o seu corpo ter-se-á reconstruído 98%, célula a célula. Demora um ano para o cérebro se substituir, 4 meses para o sistema sanguíneo, 3 meses para todo o esqueleto, 6 semanas para o fígado, um mês para a pele, e apenas 5 dias para o revestimento do estômago!
Aquilo que colocar hoje no corpo, vai determinar o seu estado de saúde amanhã. Com os ingredientes certos − os superalimentos −, pode experimentar uma transformação total do organismo em apenas 30 dias.
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina