Sabia que estimular um certo antioxidante no corpo o pode ajudar a perder peso?
O ácido alfa-lipóico (ALA) é um ácido gordo essencial produzido pelo organismo, o qual desempenha um papel fundamental na produção de energia e ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, melhorar a aparência da pele, reduzir a inflamação e conferir efeitos anti-envelhecimento físicos e mentais. E agora, testes preliminares em seres humanos mostram que até contribui para a perda de peso, mas apenas quando tomado em forma de suplemento.
Carnes de órgãos como fígado e coração, levedura, brócolos, espinafre e batatas são alimentos ricos em ALA, mas os estudos mostram que o ALA nos alimentos não aumenta os níveis de ALA no corpo. A suplementação com ALA, no entanto, faz aumentar os níveis de ALA livre no organismo e tem demonstrado um efeito significativo sobre os níveis de açúcar no sangue, o metabolismo e a perda de peso.
Um estudo de 2011, publicado no Jornal Americano de Medicina, mostrou que as pessoas obesas numa dieta de restrição calórica suplementada com 1800 mg de ALA diariamente, durante 20 semanas, experimentaram uma perda de peso bastante maior − até 5% do seu peso corporal total − do que o grupo placebo.
Um estudo de 2015, publicado na revista Obesidade, revelou resultados semelhantes. Noventa e sete mulheres obesas foram submetidas, durante 10 semanas, a uma dieta com 30% menos calorias do que o seu gasto energético total e, em seguida, divididas em 4 grupos:
Cortar a ingestão calórica levou à perda de peso e consequentes mudanças positivas nos níveis de açúcar e lípidos no sangue. As mulheres que tomaram o suplemento de ALA isoladamente ou em combinação com EPA experimentaram uma perda de peso superior.
Isso representa mais de 1 kg extra de peso perdido em 10 semanas pelas mulheres com o suplemento de ALA!
O ALA tem características únicas, uma vez que actua como antioxidante em ambas as partes solúveis em água e em gordura da célula e da membrana celular. Também ajuda a regenerar outros antioxidantes e continua a conferir benefícios mesmo depois de neutralizar os radicais livres perigosos, impedindo-os de danificar as células.
O ALA é também um tratamento promissor para a diabetes tipo 2. Os estudos indicam que pode contribuir para impulsionar a produção de insulina pelo organismo, reduzindo o açúcar no sangue, e ajudar a diminuir os sintomas da neuropatia periférica (lesões nos nervos causadas pela diabetes).
Os estudos indicam que apenas cerca de 30-40% do ALA em suplementos é efectivamente absorvido pelo corpo. Para aumentar a biodisponibilidade, os especialistas recomendam tomar ALA com o estômago vazio ou duas horas antes de comer.
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina