Deixe para trás o botox. Só é preciso um estímulo diário de mirtilo para reverter os sinais de envelhecimento, incluindo a pele sem brilho e enrugada, a memória deteriorada, e o equilíbrio e a coordenação comprometidos.
Pesquisadores da Universidade de Tufts confrontaram mirtilos contra 40 outros frutos e vegetais disponíveis comercialmente. Acontece que os mirtilos ostentaram a máxima capacidade antioxidante − superior a morangos, framboesas, espinafre e afins! De facto, apenas uma chávena de mirtilos contém o poder antioxidante de cinco porções de outras frutas e vegetais.
Os antioxidantes actuam como antibióticos para o envelhecimento, aniquilando todo o tipo de radicais livres e poluentes ambientais que aceleram o envelhecimento do corpo e do cérebro. Quanto mais antioxidantes tiver um alimento, mais ele protege as células do envelhecimento prematuro.
Um estímulo diário de mirtilo defende as células do cérebro e os neurónios contra os radicais livres, a radiação e a excitotoxicidade! Os mirtilos são ricos em vitaminas antioxidantes C e E, juntamente com um antioxidante muito exclusivo chamado antocianina, que confere às bagas esse tom característico azul vibrante. As antocianinas são anti-inflamatórios potentes, e a pesquisa mostrou que podem ajudar a abrandar o declínio cognitivo causado por doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.
Os flavonóides (um tipo de antioxidante) nos mirtilos são muito potentes, porque são capazes de atravessar a barreira hematoencefálica (uma barreira que impede as toxinas, bem como nutrientes valiosos, de entrar no cérebro) e podem influenciar positivamente as partes do cérebro que controlam a memória e a função motora.
Os participantes septuagenários, que participaram num estudo da Universidade de Cincinnati, beberam dois copos de sumo de mirtilo por dia, durante dois meses, ou uma bebida sem sumo. Os voluntários que beberam mirtilo tiveram melhores resultados de aprendizagem e memória, e também exibiram menos sintomas de depressão e níveis mais baixos de glicose no sangue.
Um estudo publicado no Jornal de Neurociência sugere que um estímulo diário de mirtilo pode melhorar a memória de curto prazo, bem como o equilíbrio e a coordenação. Ratos de laboratório foram alimentados diariamente com extractos de mirtilo, morango e espinafre. Embora cada um parecesse melhorar a memória, apenas o mirtilo melhorou a perda de equilíbrio e coordenação experimentada pelos ratos mais velhos, sugerindo assim que os mirtilos não só ajudam a prevenir o envelhecimento, mas também podem ajudar a revertê-lo!
Outro estudo publicado no Jornal de Bioquímica Nutricional mostrou que os mirtilos podem ajudar a prevenir a osteoporose, ao impedir a fragilidade dos ossos, após a menopausa.
E os mirtilos não param por aí! O dr. Agnes Rimando, um pesquisador químico do Departamento Federal de Agricultura no Mississipi, descobriu que um composto nos mirtilos, chamado pterostilbeno, pode ajudar a diminuir o colesterol. Este composto estimula um receptor celular responsável pela redução do colesterol e outras gorduras no sangue.
Os investigadores ainda não sabem que parte do mirtilo contém os antioxidantes mais potentes. Por esta razão, é melhor comer os mirtilo inteiros, em vez de ingeri-los em sumo ou em cápsulas. Se os mirtilos são demasiado ácidos para o seu paladar, então deite um copo deles no batido verde como uma maneira fácil de obter o seu estímulo diário de mirtilo!
http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-your-daily-blueberry-boost/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina