Um estudo recente, publicado no JAMA Medicina Interna (Jornal da Associação Médica Americana), mostrou que os amendoins podem proteger contra a morte, especialmente por doença cardiovascular. Num estudo que abrangeu 200 000 pessoas em todo o mundo, aquelas que costumavam comer amendoins e nozes tinham uma probabilidade bastante menor de ter morrido de qualquer causa, sobretudo de doença cardíaca, em comparação com as pessoas que não incluíam amendoins e nozes na sua dieta. Outro estudo recente aponta a razão pela qual os amendoins podem oferecer um benefício cardioprotector tão substancial.
Quando incluídos numa refeição rica em gordura, os amendoim melhoraram os níveis de triglicerídeos pós-refeição e mantiveram a função endotelial. Os investigadores separaram aleatoriamente 15 homens com excesso de peso, em dois grupos: um grupo de controlo que bebeu um batido com alto teor de gordura, sem amendoins incluídos, e um grupo de estudo que bebeu um batido com alto teor de gordura, incluindo 80 gramas de amendoim moído. Ambos os batidos equiparavam-se em calorias e macronutrientes.
Os pesquisadores mediram os níveis de lípidos, glicose e insulina, 5 vezes após cada refeição, e também avaliaram a dilatação mediada pelo fluxo (DMF) para determinar a função vascular. Assim, apertaram o antebraço para restringir o fluxo sanguíneo e, em seguida, soltaram o garrote e mediram a dilatação da artéria braquial.
O grupo de controlo, que tomou o batido sem amendoins, experimentou uma diminuição média de 1,2% na DMF. No entanto, os que beberam o batido com amendoins não apresentaram nenhuma diminuição na função vascular, sugerindo que os amendoins ajudam a proteger a função vascular, quando fazem parte de uma refeição com elevado teor de gordura.
A função vascular está indissociavelmente ligada à saúde cardiovascular. A disfunção vascular promove a aterosclerose (endurecimento das artérias) e o desenvolvimento de placas coronárias que abrem o caminho para a doença arterial coronária. Quando se come uma refeição rica em gordura, a função vascular é prejudicada até que a gordura ingerida seja eliminada da corrente sanguínea. De acordo com o estudo, o amendoim parece suprimir esse efeito e pode assim ajudar a reduzir o risco de doença cardiovascular.
O pesquisador chefe, Xiaoran Liu, da Universidade Estadual da Pensilvânia, explica: “Estudos anteriores demonstraram que os indivíduos que consomem amendoim mais de 2 vezes por semana têm um risco menor de doença cardíaca coronária. O presente estudo indica que o efeito protector do consumo de amendoim pode ser devido, em parte, ao seu efeito benéfico sobre a saúde das artérias.”
Na verdade, os amendoins são uma leguminosa com uma grande riqueza em nutrientes. Representam uma fonte maravilhosa de vitamina E (8 mg por 100 gramas de amendoim) e fornecem 85% do valor diário recomendado de niacina. Também possuem um perfil nutricional rico em proteínas, fibras, folato e os minerais manganês, ferro, zinco, cálcio, selénio, magnésio e potássio.
As propriedades saudáveis do amendoim devem-se ao seu alto teor de gordura monoinsaturada, particularmente ácido oleico, a célebre gordura encontrada no azeite de oliva. Tem-se comprovado que as gorduras monoinsaturadas ajudam a aumentar os níveis do “bom” colesterol HDL e a baixar os níveis do “mau” colesterol LDL. Um estudo randomizado duplo-cego, composto por 22 pessoas, mostrou que uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas (particularmente amendoim e manteiga de amendoim) reduziu o risco de doença cardíaca em 21%, por comparação com a dieta ocidental média.
Os amendoins também contêm antioxidantes polifenólicos como o resveratrol, que oferece benefícios protectores contra o cancro, doença cardíaca, derrame cerebral, doença nervosa degenerativa, doença de Alzheimer e infecções virais/fúngicas. São igualmente ricos em ácido p-cumárico, que tem sido associado a uma diminuição do risco de cancro do estômago, porque ajuda a suprimir a formação de nitrosaminas causadoras desse cancro.
http://undergroundhealthreporter.com/peanuts-may-protect-against-death-from-all-causes/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina