Domingo, 11 de Outubro de 2015

Os benefícios do canto para a saúde

Benefícios do canto (11-10-15)

Aproveitar mesmo apenas 5 minutos por dia para entoar uma melodia, não importa quão desafinado, pode aumentar a circulação, exercitar o cérebro e o corpo, melhorar o humor e muito mais!

Numerosos estudos têm associado o canto com a saúde. Cantar em grupo, em particular, produz um impacto significativo sobre o bem-estar. Um estudo australiano de 2008 descobriu que os cantores de coro tinham níveis mais altos de satisfação do que os seus homólogos não cantores, e um estudo de 1998 mostrou que os residentes de casas de repouso que participaram num programa de canto, durante um mês, tinham níveis mais baixos de ansiedade e depressão.

Não é preciso ser um cantor profissional para ter acesso aos benefícios de saúde do canto. Mesmo um intervalo coral de 5 minutos no chuveiro pode aproveitar as seguintes regalias de saúde:

  • Melhor circulação
  • Aumento do humor
  • Memória e concentração reforçadas
  • Músculos centrais mais fortes
  • Maior de consumo de oxigénio
  • Menor ansiedade e estresse

Cantar liberta endorfinas de bem-estar, as hormonas que diminuem o estresse e nos fazem sentir mais felizes e em paz. Na verdade, cantar activa as endorfinas, do mesmo modo como o exercício físico faz, sem todo aquele suor! Enquanto inspiramos mais oxigénio (cantar leva-nos automaticamente a fazer inalações mais profundas), melhoramos a circulação e expiramos a ansiedade.

“O canto é uma forma de respiração regular e controlada, uma vez que a expiração ocorre nas frases da canção e a inalação acontece entre estas”, diz o dr. Björn Vickhoff da Universidade de Gotemburgo, Suécia. “Oferece praticamente o mesmo efeito que a respiração de ioga. Ajuda a relaxar, e há indícios de que pode beneficiar o coração”.

Em vez de cantar com a garganta, entoe a sua música favorita usando o diafragma, o músculo grande que separa o tórax e a cavidade abdominal. Quando respira correctamente com o diafragma, o estômago vai expandir-se, e é esse tipo de movimento que procura obter durante o intervalo de 5 minutos de canto. Cantar com o diafragma activa o sistema linfático, o que ajuda a eliminar toxinas e resíduos do corpo. Um sistema linfático saudável fortalece o sistema imunitário e afasta as doenças.

Primeiro, pratique a respiração com o diafragma. O estômago deve expandir-se para fora na inspiração e contrair-se de volta na expiração. Logo que domine a respiração, inclua uma melodia. Independentemente da forma, divirta-se!

Singing proverb (11-10-15)

http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-the-health-benefits-of-singing/

  

publicado por Rui Vaz às 21:41
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS