Sábado, 18 de Julho de 2015

Os cães podem detectar o cancro?

Isso é um FACTO.

Talvez já tenha ouvido as reportagens sobre cães que farejam, na pele dos seus donos, cancros da mama ou do pulmão, batendo com a pata ou cheirando persistentemente a área afectada. Estes casos não são notícias sensacionalistas, como se torna evidente pelos vários estudos que mostram que os cães detectam o cancro.

O estudo mais recente envolve um pastor alemão chamado Frankie, que detectou o cancro da tiróide com 90% de precisão. Pesquisadores da Universidade das Ciências Médicas do Arkansas ensinaram Frankie a deitar-se quando farejava evidência de cancro da tiróide em amostras de urina e a afastar-se quando não farejava. Colheram então amostras de urina de 34 pacientes e fizeram o rastreio com biópsias e cirurgias diagnósticas, para determinar que 15 tinham cancro da tiróide e 19 tinham doença benigna da tiróide. Os resultados foram mantidos em segredo para os investigadores e o adestrador do cão. Frankie diagnosticou correctamente 30 dos 34 pacientes, farejando simplesmente as amostras de urina e teve apenas 2 falsos negativos e 2 falsos positivos, uma precisão comparável à dos exames actuais do cancro da tiróide.

Os médicos usam a biópsia aspirativa por agulha fina para diagnosticar esse tipo de cancro, inserindo uma agulha através do pescoço e na glândula tiróide para remover o tecido a examinar. É um processo invasivo e caro, o que torna estas últimas descobertas ainda mais empolgantes.

Frankie é sem dúvida impressionante, mas está longe de ser o único cão existente que detecta o cancro. Um estudo de 2011, publicado no Jornal Respiratório Europeu, demonstrou que os cães treinados podiam farejar com êxito o cancro do pulmão, cheirando apenas o hálito do doente! Os cães podiam inclusive detectar o cancro em fumadores ou pacientes com doença pulmonar obstrutiva crónica, algo que nem mesmo os testes actuais de rastreio do cancro conseguem fazer! Os cães (dois pastores alemães e um labrador) identificaram correctamente o cancro do pulmão em 71 de 100 pacientes e identificaram correctamente 372 entre 400 pacientes livres de cancro − o que é um valor extremamente baixa de 7% falsos positivos.

Investigadores japoneses descobriram que os cães podiam detectar o cancro do cólon no hálito humano e em amostras de fezes com quase 90% de exactidão, uma taxa de sucesso ligeiramente inferior à das colonoscopias.

Um cão tem mais de 500 milhões de receptores olfactivos no seu nariz (um ser humano tem cerca de 5 milhões). Os pesquisadores teorizam que os cães são capazes de farejar mudanças subtis nos compostos orgânicos voláteis (COV). Pondo isto em perspectiva, 4000 COV foram identificados na respiração humana. Essencialmente, os cães podem cheirar problemas e doenças, a milhas!

Qual é o próximo passo? Os pesquisadores esperam determinar exactamente o modo como os cães farejam o cancro, a fim de construir a tecnologia não invasiva e de baixo custo que imita o processo. Entretanto, preste atenção aos sinais que o seu cão lhe dá. Esses canídeos são mais perspicazes do que os seres humanos julgam!

http://undergroundhealthreporter.com/fact-or-myth-can-dogs-detect-cancer/

 

publicado por Rui Vaz às 19:22
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS