Isso é um FACTO.
Os telómeros são os topos na extremidade dos cromossomas que protegem o ADN contra danos durante a divisão celular. Imagine os protectores de plástico na extremidade dos atacadores de sapatos e terá uma imagem bastante precisa dos telómeros. O encurtamento dos telómeros tem sido associado ao envelhecimento precoce, bem como ao aumento do risco de doenças crónicas, tais como doença cardíaca, certos tipos de cancro, demência e morte. Uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia comprova que os refrigerantes açucarados aceleram o envelhecimento, devido a um possível impacto sobre o comprimento dos telómeros. Os participantes no estudo que bebiam mais refrigerantes tinham telómeros mais curtos, por isso correm um maior risco de envelhecimento precoce e redução da longevidade.
Usando dados obtidos de 5309 adultos americanos que participaram dos Inquéritos Nacionais de Saúde e Nutrição, entre 1999-2002, os investigadores determinaram que as pessoas que bebiam mais refrigerantes tinham telómeros mais curtos nos glóbulos brancos. Estudos anteriores demonstraram que o comprimento dos telómeros nos glóbulos brancos afecta a longevidade e a vulnerabilidade a doenças crónicas. Os participantes no estudo não tinham história prévia de diabetes ou doença cardíaca e as suas idades iam dos 20 aos 65 anos. Em média, os indivíduos bebiam 350 ml de refrigerante adoçado com açúcar todos os dias. Os pesquisadores calcularam que beber 600 ml de refrigerante por dia adiciona 4,6 anos ao envelhecimento biológico − um efeito comparável ao do tabaco! O consumo regular de refrigerantes também se correlaciona com um maior risco de doenças metabólicas, devido ao envelhecimento celular acelerado.
A dra. Elizabeth Blackburn partilhou o Prémio Nobel da Medicina, em 2009, por ter descoberto como é que os telómeros protegem os cromossomas. A sua pesquisa também mostra que é possível manter e talvez alongar os telómeros, em apenas três meses, através de um estilo de vida e hábitos dietéticos positivos, especialmente não fumar, ter uma alimentação adequada, fazer exercício, manter contactos sociais e gerir devidamente o estresse. Os pacientes com cancro, que fizeram essas mudanças no seu estilo de vida, evidenciaram um aumento na actividade da enzima telomerase e na capacidade de manutenção dos telómeros, nas células do sistema imunológico, após três meses. Então, calce as sapatilhas e domine o estresse e a tensão para alongar os telómeros e a longevidade!
http://undergroundhealthreporter.com/fact-or-myth-sugary-sodas-accelerate-aging/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina