Isso é um FACTO.
Pelo menos, para os entusiastas da saúde alternativa em segurança. Se gosta de beber chá, provavelmente já viu esses elegantes saquinhos de malha de seda em forma de pirâmide, que deixam as folhas de chá abrir, quando se mergulham em água a ferver. Mas sabia que estes saquinhos são feitos de plástico e existe a possibilidade de vazarem produtos químicos tóxicos quando expostos ao calor? E os saquinhos de papel têm o seu próprio risco, porque muitos são revestidos com um composto cancerígeno! Eis o que precisa de saber sobre cada um deles.
Os saquinhos de chá de plástico tóxico são feitos com diferentes tipos de plástico − viscose, PVC, termoplásticos, polipropileno −, mas os mais importantes contêm nylon de qualidade alimentar ou politereftalato de etileno (PET). Nylon e PET são considerados dois dos plásticos mais seguros, porque têm pontos de fusão extremamente elevados; isso significa que é menos provável que os produtos químicos do plástico vazem para fora do saquinho e se diluam no chá.
No entanto, há mais motivo para preocupação no que diz respeito à temperatura de “transição vítrea” (Tg) destes saquinhos. A Tg é a temperatura à qual a molécula de certos materiais, tais como os polímeros, começa a decompor-se e é sempre inferior ao ponto de fusão, o que significa que provavelmente não se aguenta em água a ferver.
O dr. Ray Fernando, professor e director de polímeros e revestimentos, afirma: “Se a pergunta é: ‘À medida que o polímero passa por esse estado de transição, será mais fácil que algo vaze?’ A resposta é ‘sim.’”
O que dizem os vigilantes conservadores acerca da segurança dos saquinhos de chá? Por enquanto, nada! Nem os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) ou o Centro de Saúde, Ambiente e Justiça têm qualquer informação a comunicar sobre a toxicidade potencial dos saquinhos de chá. Por uma questão de segurança, evite esses sofisticados saquinhos tóxicos de seda ou de malha.
Os saquinhos de chá de papel representam uma ameaça completamente diferente. Muitos sacos de papel são tratados com um composto chamado epicloridrina, que é usado para produzir resinas epóxi e actua como pesticida! O Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional rotula-o como um potencial cancerígeno e tem-se provado que provoca o cancro em animais, prejudica a fertilidade e enfraquece a função imunológica. E os saquinhos de chá não são o único culpado! Filtros de café, tripas de salsichas e filtros de água também são tratados com epicloridrina.
Para ter a certeza de que não está exposto ao risco, ligue para o fabricante do seu chá favorito e certifique-se que eles não revestem os saquinhos de chá com epicloridrina. Para ficar ainda mais seguro, troque o chá ensacado pelo chá a granel.
http://undergroundhealthreporter.com/fact-or-myth-are-tea-bags-toxic/
. Cinco analgésicos perigos...
. Exercício da serpente par...
. Frango com vinagrete de m...
. A manteiga faz mal à saúd...
. O perigo das garrafas plá...
. Alimentos que queimam gor...
. Relaxe: Controle o estres...
. As sementes de damasco pr...
. Sistema físico ideal de t...
. Mantenha um diário de gra...
. É seguro cozinhar com aze...
. Schisandra: o fruto silve...
. “Cereais” rápidos e croca...
. Como fazer um lift facial...
. Combata a postura sentada...
. cancro
. cérebro
. estresse
. nutrição
. ómega-3
. terapia
. toxina
. vitamina