Domingo, 20 de Setembro de 2015

Será que o leite faz bem ao corpo?

Sabia que beber os 3 copos por dia de leite recomendados pode não estar a fazer-lhe muito bem?

A indústria de laticínios, e até mesmo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, anunciaram o leite como a salvaguarda ideal contra as fracturas ósseas e a osteoporose. Pelas directrizes oficiais, os americanos são aconselhados a consumir pelo menos três copos de leite por dia para manter os ossos fortes.

A evidência científica, no entanto, conta uma história muito mais sombria. De facto, estudos recentes mostram que não só o leite não proteger contra as fracturas, mas também pode realmente aumentar o risco de fracturas!

Um estudo de 2011, publicado no Jornal de Pesquisa Óssea e Mineral, mostra como o leite não constrói ossos fortes. O estudo foi uma meta-análise de seis estudos que incluíram mais de 200 000 participantes, e não se encontrou nenhuma ligação entre o consumo de leite e a redução do risco de fracturas, em adultos de meia-idade e mais idosos. 

Um estudo mais recente, publicado no JAMA Pediatria, seguiu 100 000 pessoas durante mais de duas décadas. Os participantes relataram a quantidade de leite que beberam como adolescentes, e depois os pesquisadores acompanharam a incidência das fracturas da anca, no decorrer da vida. Adivinhe o que eles descobriram? Não houve associação entre o consumo de leite e menor taxa de fracturas!

Um estudo, publicado em Outubro de 2014 no Jornal Britânico de Medicina, incluiu 45 000 homens e 61 000 mulheres com idades acima de 39 anos, e confirmou que o consumo de leite na idade adulta não protegeu as fracturas nos homens. De facto, aumentou o risco de fracturas nas mulheres. Ainda mais alarmante, o consumo de leite esteve correlacionado com um maior risco de morte, tanto nos homens como nas mulheres!

O cálcio não se porta melhor, quando analisado sem o leite. Uma meta-análise de 2007, examinou uma série de estudos que testaram a ingestão de cálcio e o risco de fractura. Mais de 200 000 homens e mulheres, com idades entre 34 e 79 anos, não mostraram nenhuma relação entre ingestão de cálcio e redução do risco de fracturas ósseas. Estes estudos testaram ainda a ingestão de cálcio a partir de suplementos e também não encontraram nenhum benefício protector. Na verdade, apontaram para um possível aumento do risco de fracturas ósseas! O leite é frequentemente enriquecido com vitamina D, outro nutriente que fortalece os ossos. No entanto, um estudo recente publicado na revista Lancet descobriu que, embora a vitamina D ofereça melhoria na densidade óssea na parte superior do fémur, não conseguiu melhorar a densidade óssea na coluna, ancas ou antebraços. Além disso, não mostrou qualquer efeito na densidade mineral óssea global.

Outra preocupação relacionada com o consumo de leite é a sua correlação com um maior risco de cancro. De acordo com o Comité Médico para a Medicina Responsável: “Desde há muitos anos, os investigadores do cancro têm estado à procura das ligações entre o consumo de leite e o risco de cancro. Uma revisão publicada pelo Fundo Mundial de Pesquisa do Cancro e o Instituto Americano de Pesquisa do Cancro, em 1997, descobriu que o risco de cancro correspondeu ao consumo de leite, em numerosos estudos”.

Em última análise, o facto de que a dieta tem uma profunda influência sobre todos os aspectos da nossa saúde é agora bem compreendido e está indiscutivelmente provado. Aquilo que comemos pode mesmo afectar os nossos genes e os genes das gerações futuras. A indústria de lacticínios disse-nos que precisamos de leite para construir ossos fortes e um corpo saudável, mas a ciência, como se pode ver, sugere o contrário. 

http://undergroundhealthreporter.com/does-milk-do-a-body-good/

  

publicado por Rui Vaz às 21:22
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS