Terça-feira, 1 de Setembro de 2015

Supere o envelhecimento com extracto de folhas de amora

Quando pensamos “amora” (pelo menos, em termos de algo comestível), pensamos no fruto. Claro que o fruto é um superalimento por direito próprio, repleto de antioxidantes em abundância. Mas quando os pesquisadores mediram a capacidade antioxidante do fruto da amora versus a folha da amora, descobriram que a folha tinha a maior capacidade de absorção dos radicais oxigenados (quanto maior for o índice ORAC, mais antioxidantes uma substância tem). O estudo, publicado no Jornal de Química Agrícola e Alimentar, sugere que está na hora de prestar atenção ao extracto da folha de Rubus fruticosus (amora), uma força anti-envelhecimento da natureza. Há duas maneiras rápidas de colher benefícios − como um tónico tópico e como um elixir interno. 

A derme, a camada intermédia da pele que eventualmente sucumbe às rugas, contém colagénio e elastina, duas proteínas que fornecem suporte, estrutura e elasticidade à pele. Manter o colagénio e a elastina intactos é essencial para a saúde da pele e o anti-envelhecimento. Uma pesquisa publicada na revista da Federação Internacional das Sociedades de Químicos de Cosméticos descobriu que o extracto da folha de amora possui poderosas propriedades que estimulam o colagénio e a elastina.

Eis como funciona: As metaloproteinases da matriz (MMP) são enzimas que aceleram o processo de envelhecimento, ao decompor o colagénio e a elastina na derme. Daí, a perda de elasticidade e firmeza. Os cientistas tentaram descobrir se o extracto da folha de amora poderia suprimir a actividade das MMP, especialmente a MMP-1 que deteriora o colagénio tipos I e II (os colagénios primários da pele). Uma vez que a radiação dos raios ultravioletas (UV) aumenta a actividade das MMP, os pesquisadores estudaram tanto os fibroblastos dérmicos (células da pele) humanos irradiados com UV como os não irradiados, in vitro.

Eles testaram o extracto da folha de amora numa concentração de 0,01% e numa concentração mais elevada de 0,1%.

A 0,01% o extracto da folha de amora reduziu a proteína da MMP-1 nas células não irradiadas em 46% e nas células irradiadas com UV em 54%.

A 0,1% o extracto da folha de amora diminuiu a MMP-1 em 72% nas células não irradiadas e em 92% nas células irradiadas com UV.

Por falar sobre protecção anti-envelhecimento! Adicione-o ao seu regime de cuidados da pele, ao investir numa formulação anti-envelhecimento que contenha extracto orgânico da folha de amora.

Os investigadores também demonstraram que o extracto da folha de amora contém um perfil antioxidante semelhante ao do chá verde. Cheio de compostos polifenólicos e flavonóides, o extracto da folha de amora reverte o dano celular causado pelos radicais livres e o estresse oxidativo, e ajuda a prevenir doenças potencialmente fatais, como cancro, doença cardíaca e derrame cerebral.

Uma maneira fácil de beneficiar internamente do extracto da folha de amora é tomar diariamente 4,5 gramas de folhas de amora como chá. Pode encontrar saquetas já prontas de chá de amora, online ou na loja local de comida saudável.

Uma nota de aviso: as folhas de amora são ricas em taninos que têm propriedades adstringentes, o que faz do extracto da folha de amora um anti-diarreico eficaz. Contudo, se é alérgico ou sensível aos taninos limite o seu consumo. 

http://undergroundhealthreporter.com/5-minute-health-tip-beat-aging-with-blackberry-leaf-extract/

  

publicado por Rui Vaz às 22:23
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS