Sábado, 3 de Outubro de 2015

Um rótulo de zero gordura trans significa mesmo livre de gordura trans?

Gordura trans (03-10-15)

Isso é um MITO.

Não se deixe enganar pelo rótulo livre de gordura trans. Um produto alimentar que alega ter zero gramas de gordura trans pode conter até 0,5 gramas por dose. Como é que os fabricantes de produtos alimentares escapam com semelhante engano? São as directrizes da FDA (Agência dos Medicamentos e Alimentos), que permitem que 0,5 gramas ou menos de gordura trans seja qualificada como zero. Pode não parecer muito para comprometer a saúde, mas de acordo com a Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Cardiologia:

“Se os consumidores comerem várias porções de um produto alimentar que acreditam conter zero gramas de gordura trans, a quantidade total de gordura trans consumida num dia vai crescer rapidamente”.

Tomemos, por exemplo, as pipocas de microondas, que vêm com uma etiqueta de zero gordura trans. Três chávenas de pipocas (a quantidade média consumida de uma só vez) oferecem realmente 1,5 gramas de gordura trans − e pode acreditar que isso é suficiente para agravar os níveis de colesterol LDL e a aterosclerose (endurecimento das artérias).

Felizmente, a tendência da gordura trans está em declínio. Food Essentials, uma companhia cujo objectivo é analisar grandes quantidades de dados no rótulo dos alimentos, pesquisou 130 000 produtos de marca registada e de marca própria, em lojas nos Estados Unidos, entre Setembro de 2012 e Março de 2014, e constatou que 6,2% (4610 entre 74 249) que traziam um rótulo livre de gordura trans continham, na verdade, gorduras trans.

Os maiores infractores foram os produtos de panificação:

  • Biscoitos
  • Bolachas
  • Misturas para bolos e biscoitos
  • Gelados
  • Iogurte congelado

A Associação dos Padeiros Americanos alega que fazer produtos panificados 100% livres de gorduras trans é demasiado “exigente em termos técnicos”.

De acordo com os dados, o óleo de soja parcialmente hidrogenado é a maior fonte de gordura trans.

Para ter a certeza que não está a comer gordura trans, deixe de olhar para o rótulo e comece a olhar para todos os ingredientes. Se vir óleo “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado”, então o produto contém gordura trans, mesmo que o rótulo diga o contrário! Ponha de parte essa embalagem e pegue num produto que seja verdadeiramente isento de gordura trans. 

http://undergroundhealthreporter.com/fact-or-myth-does-a-zero-trans-fat-label-really-mean-trans-fat-free/

  

publicado por Rui Vaz às 08:29
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