Quarta-feira, 22 de Julho de 2015

Uma combinação de frutas para um coração saudável

Sabia que dois frutos antigos formam uma combinação vencedora contra doenças cardíacas?

As últimas descobertas de um emérito investigador da saúde do coração indicam que dois frutos, previamente identificados como tendo propriedades cardio-protectoras, podem ser muito mais potentes quando combinados.

O professor Michael Aviram, da Faculdade de Medicina Rappaport, dedicou grande parte da sua carreira ao estudo das doenças cardíacas. Recentemente, Aviram e uma equipa de pesquisadores investigaram o potencial de combinar romãs e tâmaras para proteger contra a aterosclerose (acumulação de placa e endurecimento das artérias).

Durante quase três décadas, Aviram e a sua equipe têm-se focado em como prevenir a aterosclerose, que pode provocar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Aviram publicou mais de 450 artigos científicos originais e foi um dos primeiros a identificar o fenómeno chamado oxidação do colesterol, que se provou ser um dos principais contribuintes para a aterosclerose. 

A oxidação pode ser desencadeada por elementos a que estamos expostos todos os dias, tais como:

  • Fumo
  • Bactérias
  • Vírus
  • Poluição
  • Radiação

Uma vez oxidadas, as moléculas de colesterol tornam-se extremamente prejudiciais para as artérias. A investigação de Aviram levou-o até aos antioxidantes, moléculas que impedem a oxidação do colesterol e outras moléculas de gordura.

Assim, estudou mais de 100 frutas, legumes, bebidas e vinhos diferentes para saber mais sobre os benefícios de vários tipos de antioxidantes para a saúde. Em breve, verificou que tanto as romãs como as tâmaras eram extraordinariamente cardio-protectoras.

Aviram e a sua equipa sabiam que os antioxidantes naturais encontrados nas romãs e tâmaras podem retardar o processo de oxidação e reduzir o risco de doença cardíaca. Como as tâmaras e romãs contêm diferentes tipos de antioxidantes fenólicos, Aviram tinha um palpite que, quando combinados, os dois frutos se tornariam ainda mais benéficos.

As tâmaras contêm antioxidantes fenólicos, captadores de radicais que inibem a oxidação e fomentam a remoção do colesterol das células arteriais. O sumo de romã contém antioxidantes polifenólicos, que diminuem drasticamente o estresse oxidativo.

Durante uma pesquisa prévia, Aviram e a sua equipe descobriram que o sumo de romã activa uma enzima chamada paraoxonase (PON), que decompõe o colesterol oxidado na corrente sanguínea. Isso significa que não só evita a oxidação, mas também inverte os efeitos causadores de aterosclerose do colesterol que foi já oxidado!

A experiência mais recente efectuada por Aviram e os seus colegas examinou os efeitos de várias combinações de sumos triplos de romã, frutos de tâmara e sementes de tâmara. Os testes revelaram que esta combinação tripla proporciona protecção máxima.

Quando combinado, o sumo de romã, tâmara e sementes de tâmara reduziu o estresse oxidativo em 33% e reduziu o colesterol arterial em 28%.

Para obter esses resultados, Aviram e colegas recomendam juntar metade de um copo de sumo de romã (100 g) com 3 tâmaras.

Uma vez que consumir as sementes de tâmara parece trazer benefícios acrescidos para a saúde, a equipa de investigação sugere moer as tâmaras e sementes até formar uma pasta. Se isso não for possível, ainda irá obter maiores benefícios ao combinar o sumo de tâmaras e romã, do que apenas qualquer um dos frutos isoladamente. 

http://undergroundhealthreporter.com/a-heart-healthy-fruit-combo/

 

publicado por Rui Vaz às 14:33
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.temas principais

  • Anti-envelhecimento
  • Fitoterapia
  • Nutrição

  • Receitas
  • Saúde mental
  • Suplementos
  • Terapias
  • .posts recentes

    . Exercício físico

    . Cinco analgésicos perigos...

    . Exercício da serpente par...

    . Frango com vinagrete de m...

    . A manteiga faz mal à saúd...

    . O perigo das garrafas plá...

    . Alimentos que queimam gor...

    . Chá de pimenta-caiena

    . Relaxe: Controle o estres...

    . As sementes de damasco pr...

    . Cúrcuma para a depressão

    . Frango com limão

    . Sistema físico ideal de t...

    . Mantenha um diário de gra...

    . Problemas do sono

    . É seguro cozinhar com aze...

    . Schisandra: o fruto silve...

    . “Cereais” rápidos e croca...

    . Como fazer um lift facial...

    . Combata a postura sentada...

    .arquivos

    . Novembro 2015

    . Outubro 2015

    . Setembro 2015

    . Agosto 2015

    . Julho 2015

    .tags

    . anti-envelhecimento

    . anti-inflamatório

    . antibiótico natural

    . anticancerígeno

    . antioxidante

    . cancro

    . cérebro

    . colesterol

    . desintoxicação

    . doença cardíaca

    . doença de alzheimer

    . estresse

    . exercício físico

    . facto ou mito

    . fitoquímico

    . fitoterapia

    . nutrição

    . óleo essencial

    . ómega-3

    . químico tóxico

    . receita sem glúten

    . suplemento

    . terapia

    . toxina

    . vitamina

    . todas as tags

    .links

    RSS