Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

Vitaminas do complexo B

Dose diária: suplemento do complexo B

Um suplemento básico do complexo B deve incluir o seguinte:

  • B1 (tiamina): 50 mg
  • B3 (niacina, como niacinamida): 50 mg
  • B6 (piridoxina): 50 mg
  • Ácido fólico: 400 mcg
  • B12 (cobalamina): 500 mcg

Existem várias marcas de complexo B que oferecem estes suplementos numa cápsula. 

Se está irritado, infeliz e a sentir-se realmente na “mó de baixo”, o mais provável é que tenha falta de uma ou mais vitaminas B. Níveis baixos de vitaminas do complexo B são típicos nas pessoas que sofrem de depressão, problemas de memória e demência. As vitaminas B são essenciais para a saúde do cérebro, principalmente porque controlam a homocisteína, o aminoácido produzido naturalmente pelo organismo. Níveis altos de homocisteína podem promover a inflamação, danificar os vasos sanguíneos que levam o sangue ao cérebro, e matar as células cerebrais. Os pesquisadores têm relatado uma ligação clara entre a homocisteína elevada e a diminuição do desempenho mental, mesmo em adultos aparentemente saudáveis. Em particular, a homocisteína elevada pode afectar áreas que exigem velocidade psicomotora ou tempo de reacção na realização de tarefas específicas. A velocidade psicomotora é particularmente importante para actividades que envolvem movimentos coordenados olho-mão, como conduzir um carro ou jogar golfe ou ténis. Se não quer perder as destrezas de velocidade psicomotora, tome vitaminas do complexo B e convença o médico a verificar os seus níveis de homocisteína, todos os anos.

As vitaminas do complexo B são omnipresentes no suprimento alimentar: encontram-se em carnes, peixes, ovos, cereais integrais, cereais enriquecidos e, em menor quantidade, frutas e legumes. O problema é que as vitaminas do complexo B são muito frágeis e podem ser destruídas por cozedura no microondas ou em lume alto. Como são solúveis em água, podem perder-se na água de cozedura. A tiamina é destruída pelo álcool e, portanto, é muitas vezes deficiente em alcoólicos. Uma vez que os produtos de origem animal são a melhor fonte de muitas vitaminas do complexo B, os vegetarianos estão particularmente em risco de ficar com falta delas, especialmente a B12.

Recomendo que toda a gente tome um suplemento básico do complexo B. Numa drageia, pode obter muitas das vitaminas B necessárias para manter o seu cérebro em bom funcionamento.

De:  “The Better Brain Book” − David Perlmutter (Riverhead Books, 2004)

  

publicado por Rui Vaz às 15:12
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